quinta-feira, 9 de junho de 2011

OS PROBLEMAS DOS CRISTÃOS DE HOJE EM 3D




TEXTO: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58


Meditava eu sobre esta palavra, temos a Bíblia com manual de vida, amém? Pois, "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" 2 Tm 3:16 E comecei a pensar no que leva as pessoas que se convertem, inicialmente vivem empolgadas, trabalham sem reclamar na obra de Deus, é sempre voluntário e com o decorrer dos anos isso muda?!
Considerando o início da Igreja, logo após Jesus ter cumprido o seu ministério aqui na terra, e quando a Palavra começou a ser anunciada pelos apóstolos, onde não só Judeus se convertiam, mas também Gentios. E comecei a pensar nas gerações de cristãos que surgiram depois disso.

• Na igreja primitiva, tinha cristãos que estavam dispostos a verdadeiramente morrer pela causa de Cristo, e assim muitos o fizeram;
• A igreja começou a se expandir e com ela vieram as primeiras dificuldades, entre elas a miscigenação, ou seja, embora a Palavra de Deus fosse pregada, havia em algumas igrejas a miscigenação das crenças, pois como a igreja se expandiu também para os povos gentios, inevitavelmente algumas práticas pagãs começaram a ser introduzidas sutilmente na igreja, como por exemplo a igreja de Coríntios, onde havia caso de filho que tinha caso com a madrasta, outros cultuavam a Deus no templo da deusa Afrodite e assim por diante. Nesse momento os cristãos estavam se contaminando com algumas coisas mundanas.
* E hoje, qual a cara do cristão? Infelizmente a cara do cristão, É O CRISTÃO 3D: desanimado, desmotivado, desacreditado das coisas de Deus, isso mesmo!!!

Como nós cremos que a Palavra de Deus não muda, é a mesma, geração pós geração, então o texto introdutivo ainda serve para os dias de hoje:

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58

O que Paulo quis nos dizer:

Devemos ser FIRMES – Ter firmeza em Cristo, em Sua Palavra e não na instituição que é constituida por homens, os quais são falhos;


Devemos ser CONSTANTES – Que não varia, que não duvida da Obra da Cruz, da Palavra, que mesmo que sua vida não esteja da forma que gostaria, mas acredita nos ensinamentos de Cristo, tem a confiança de que de alguma forma, em algum momento tudo mudará, não desacredita da Palavra de Deus, não a contesta.


Devemos ser SEMPRE ABUNDANTES- Ou seja, fazer mais do que o suficiente!!! Fazer além. E é nesse ponto que muitos na nossa geração tem perdido a sua essência inicial, aquela essencia que não media esforços, aquela essencia que não dava desculpas, aquela essencia que não procurava culpados, aquela essencia que estava a disposição de Cristo para tudo.

E o que faz com que um cristão deixe de ser abundante na obra do Senhor? Quando ele deixa de ser os dois pontos anteriores a este no versículo : deixa de ser FIRME na Palavra e deixa de ser CONSTANTE, começa a contestar a própria Bíblia, por sua vida não estar como ele ou ela acha que deveria estar, usa os próprios versículos para questionar a Deus.

E o que nos leva a esse estado?

I João 2: 4 -17

• Quando deixamos de guardar os mandamentos do Senhor. (v.3)

Muitos estão nas igrejas, porém não guardam os mandamentos do Senhor, não obedecem mais a sua palavra, vivem a Bíblia de forma segmentada, ou seja, só cumpre aquilo que lhe convém, o que não convém deixa de lado, não importa, e a Palavra é clara: temos que guardar OS MANDAMENTOS(todos, está no plural) se assim não fizermos somos chamados de mentirosos;

• Quando não amamos mais nosso irmão. (v.9)

Sabe quando a igreja era o lugar que mais almejávamos estar no início da nossa vida cristã? Ansiavámos em ver os irmãos. Comunhão? Nao faltávamos uma, nossa! sentimento gostoso né? Pois bem, vivemos em uma geração que ama mais estar com “amigos” das trevas do que com os próprios irmãos, vai pra todo evento da família: aniversário, casamento e até batizado de criança, onde em muitos momentos desses rola muita bebida, muita fofoca, mas quando se fala em ir para algo que envolve a irmandade, nossa parece que esse nome dá até arrepios! Começa a sentir uma alergia e nem se quer aparece. Pois, geralmente, isso pelo menos, acredito ser uma regra: quando amamos alguém o que mais queremos é estar perto dessa pessoa, então se vir a igreja é um sacrifício, participar de uma comunhão é um tormento, entedemos que não há mais amor pelos irmãos.

• Quando passamos amar mais ao mundo do que a Deus.(V.15, 16)

E quando amamos mais ao mundo? quando desejamos mais as coisas do mundo do que as coisas de Deus, os eventos do mundo, do que os eventos de Deus. E o que tem no mundo:

CONCUPISCÊNCIAS= GOZAR OS BENS TERRESTRES; PARTICULARMENTE OS PRAZERES SENSUAIS.

1 - CONCUPISCÊNCIA DA CARNE – Viver para a realização dos seus desejos carnais, atendendo os seus impulsos imediatos, sem se preocupar com as consequencias. Lembre-se que o nosso coração nos engana e as vezes dar muito crédito aquilo que ele nos impulsiona pode nos levar a práticas que desagradam a Deus.

Ex: Pessoas casadas que começam a desejar outro que não seja seu conjuge e alimenta esse desejo;

Pessoas solteiras que não querem mais esperar em Deus, a carência tá latente e busca no mundo alguém pra suprir suas necessidades carnais, a queda é só o próximo passo.

2 – CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS – desejo desenfreado de possuir algo , e isso em vários setores de nossas vidas, tanto em bens materiais como em outras coisas... como vivemos em um mundo onde nós somos medidos pelo que temos em termos materiais e de conhecimentos, entao, muitos tem se dedicado mais a sua via secular, trabalhar de tal forma, sem se preocupar se aquele emprego vai te tirar das coisas de Deus, afinal, você tem que conquistar!! Além do estudo na escola e/ou faculdade se mete a fazer tanto curso um após o outro, sem ter espaço para as coisas de Deus, assim se cansa mentalmente e Deus fica em último plano, e a medida que isso se torna uma rotina, ir pra igreja torna-se apenas um hobby;

3 - SOBERBA DA VIDA – (Soberba = arrogancia, orgulho, altivez) você já percebeu que quanto mais tempo de igreja, mais difícil é o crente? tem mais dificuldade em perdoar(orgulhoso), põe mais dificuldade pra servir.

* O novo convertido ou aquele que acabou de chegar suas palavras mais comuns são:

amém pastor(a);
pode contar comigo, na hora;
eita amanhã tenho aula, mas já que é um evento especial acho q dá pra faltar, dou um jeito;
vai precisar de mim pra alguma coisa?
Eita meu pai vai pegar no meu pé, mas eu me viro

* O que tem mais tempo na igreja fala assim:

vixe, fiquei na escala passada, hoje de novo?
Não posso vir, mesmo que seja o aniversário da igreja, pois tenho uma aula muito importante;
eita não sei fazer isso não, por isso não posso ajudar;
não dá, não dá , não dá;
Já dei o que tinha que dar, agora é a vez de quem tá chegando, e o irmão morreu foi? SEMPRE ABUNDANTE, Só deixamos de ser abundantes se morremos, pelo menos era pra ser assim.
Pr eu nao vim por que meu pai fechou o tempo lá em casa o sr entende né?

Pra fechar, voltando ao vers. Introdutório... “ sempre abundantes, sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão”

Nada que façamos para Cristo ficará despercebido por Ele, ainda que nosso irmão não faça, ainda que a Igreja não abrace a causa, mas se temos convicçao que estamos aqui por um propósito de Deus, certamente só em saber que Ele vê nosso esforço ficaremos satisfeitos em toda obra que fizermos para Ele, pois o que fazemos pra Cristo tem uma recompensa eterna, não podemos comparar com um diploma de graduação que um dia vai rasgar, ou uma pós, ou um mestrado, o que fazemos para Cristo fica escrito na eternidade e receberemos galardões no céu por cada obra que realizamos.

NÃO SEJA UM CRISTÃO 3D
SEJA UM CRISTÃO 3 A: QUE É ANIMADO, QUE ACREDITA NA PALAVRA E QUE É ALEGRE POR FAZER A OBRA!

DEUS TE ABENÇOE
PRA. CARLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27