segunda-feira, 4 de julho de 2011

APAREÇA E FAÇA A DIFERENÇA!!!!



















Texto: Mt 5: 13-16

Todos sabemos quais funções tem o sal, além de dar sabor a comida, ele também a conserva, entre outros benefícios, mas porque Jesus nos comparou ao sal? Precisamos ter o verdadeiro entendimento sobre esta passagem e hoje compreenderemos o por que essas palavras de Jesus expressam e revelam a grande responsabilidade de sermos cristãos.

I - SENDO UM CRISTÃO QUE FAZ A DIFERENÇA. (v.13)

Uma "pitada" de sal "contagia" toda a comida, dar sabor, muda completamente, e é assim que temos que ser onde estivermos. Um verdadeiro cristão:

1 - Insistem em ser SAL

1.1 - Um SAL que dá gosto.
A presença de um cristão dá gosto ao ambiente que ele faz parte, no lar, na escola, faculdade, trabalho, é para nós que as pessoas devem recorrer quando precisam de ajuda, oração.

1.2 - Um SAL que modifica as pessoas.
Um verdadeiro cristão modifica as pessoas pelo seu testemunho. O nosso modo de ser, as nossas práticas mudam de forma "indireta" o agir dos que nos cercam ao ponto de alguns desejarem viver como vivemos.

1.3 - Um SAL que contagia.
Um genuíno cristão contagia o ambiente que o cerca, muitos, infelizmente, se privam em falar do Senhor Jesus, pois esquecem que foram contagiados por algum cristão anteriormente e da mesma forma que passaram a crer nas Palavras do Senhor, não acreditam que outros venham a crer, lembrem-se amados: as pessoas estão carentes de Deus a cada ano que se passa, por isso não deixe de falar da Palavra da Vida, não se omita, fale de Jesus, e você contagiará muitos com sua fé Nele!

1.4 - Um SAL que influencia.
Infelizmente muitos acham que as pessoas estão mais abertas a se influenciarem pelas coisas do mundo, e por isso vivem uma vida de "agente secreto de Cristo" poucos sabem que é um cristão, passe a influenciar pelo seu jeito de ser, passe a influenciar pela sua fé, passe a influenciar, pois as Palavras de esperança que encontramos na Bíblia são fundamentais para o mundo e as pessoas que nos cercam.

1.5 - Um SAL que conserva o mundo.
O motivo do mundo ainda existir é por nossa causa, quando Ló estava em Sodoma e Abraão perguntou a Deus a respeito de haver 50 justos em Sodoma se Deus conservaria a cidade e Deus falou que sim, e Abraão continuou a perguntar até ter a certeza de que por causa de um justo Deus preservava aquela cidade, então entendemos que por causa dos seus justos(verdadeiros cristãos) a terra ainda está sendo conservada. Amado veja quão grande responsabilidade a nossa!

1.6 - Um SAL que conserva o cristianismo.
Em uma sociedade onde um cantor de pagode se diz cristão e anda pelos blocos de carnaval rebolando e influenciando jovens ao pecado, onde cantora de banda de forró incentiva mulheres a trair seus maridos através de suas músicas e coisas parecidas, onde cada vez mais cresce o número de "evangélicos" pessoas sem compromissos com Deus, que não são capazes de romper contratos milionários, de renunciar a fama e o dinheiro para de fato seguir a Cristo e passar a influenciar vidas através de uma vida de santidade no altar... um mundo onde cresce cada vez mais o número de mercenários que se intitulam de pastores, cujo único objetivo é ganhar dinheiro em vez de almas precisamos CONSERVAR O NOSSO CRISTIANISMO GENUÍNO, não se venda, não seja confundido com todo o resto do mundo, por causa de atitudes que não revelam um cristão, ainda que igrejas sejam coniventes com o pecado, aceitando seus jovens viverem uma vida de prostituição, mentira e engano, SEJA UM CRISTÃO VERDADEIRO, que não se deixa corromper, mas que transforma o mundo que o cerca através da renovação da sua mente!

2 - Quando um cristão que se tornou SAL INSÍPIDO?


2.1 - Quando DECIDE não influenciar.
Simplesmente vive uma vida apática, sem "sal" no verdadeiro sentido da palavra, tá mais pra zumbi, do que pra cristão, tá na igreja só por estar, mas não pertence mais aquela comunidade, em seu trabalho, escola, faculdade, família não consegue falar nenhuma palavra relacionada a Bíblia, é muito bom pra falar sobre qualquer outro assunto, mas das coisas de Deus já não se lembra mais.

2.2 - Quando DECIDE não contagiar.
Na verdade se contagia mais com o pecado, com a vida sem compromisso daqueles que o cerca, em vez de contagiá-los como deveria. Tá mais pra se contaminar com o mundo, do que contagiá-lo com seu comportamento, pois o mesmo não revela atitudes de um verdadeiro cristão, e isso é muito perigoso! Como diz a música de voices: "perdidos na casa do Pai" pessoas que tá mais pra desviado dentro da própria igreja.

2.3 - Quando DECIDE não ser um cristão.
Não se "vê" mais no mundo, mas não percebe que de Cristo não é mais, e muitos se enganam e tentam justificar seu afastamento culpando a igreja, os pastores, os irmãos, o diabo,quando de fato, a pessoa que se afasta do Caminho é o único culpado por sua decisão, pois não conservou uma vida de oração, de leitura da Palavra, de comunhão com os irmãos, de tudo que o faz se chegar mais a Deus. Vive mais do passado "glorioso" lembrando de como era no início de sua carreira cristã, sentindo saudades de um tempo que não volta mais, em vez de mergulhar nas coisas de Deus para se reerguer!

2.4 - Ao se DECIDIR ser insípido para nada mais serve.
Que triste essa palavra, mas é uma dura verdade, uma cristão que decide ser insípido, infelizmente PARA NADA MAIS SERVE, e essas foram palavras do próprio Jesus, aos poucos começa a se afastar das coisas do reino de Deus, Jesus, é apenas um nome que ele(a) ouve ou fala só na igreja.

2.5 - Ao se DECIDIR ser insípido será lançado fora e pisado pelos homens.
Por isso que se cresce tanto hoje o número de "cristãos" frustrados dentro das igrejas, culpando a instituição e os homens que a compõem por sua vida sem "sal" e esquece que o crescimento é individual, fruto de uma vida no altar do Senhor, que mesmo quando as perseguições, tribulações crescem, ele não sai da presença de Deus, mas para aqueles que não querem se esforçar e simplesmente "entregam os pontos" para esses só resta uma coisa: serem lançados fora e pisados pelos homens. Abra seu olho amado(a)!!!!

II - SENDO UM CRISTÃO QUE APARECE(v. 14-16)

1 - Um cristão que deve assumir SUA RESPONSABILIDADE de ser a luz do mundo.
A luz tem o "poder" de dissipar as trevas, um lugar totalmente escuro muda completamente com o menor sinal de luz, e assim deve ser nossa vida, onde quer que estejamos devemos resplandecer a luz de Cristo, não aceitando ser "moldado" pelas coisas mundanas, mas mudando o mundo ao seu redor.

2 - Assumimos a nossa responsabilidade quando ESFORÇAMO-NOS para resplandecer a nossa luz diante dos homens.
"Resplandecer" (segundo o Aurélio) = Destacar-se com excelência
Como tem gente que se destaca com excelência no trabalho, na faculdade, na escola, na família, mas quando se trata de vida cristã, infelizmente a realidade é outra, devemos entender que, principalmente como cristão, devemos nos destacarmos com excelência, que excelência é essa? no testemunho, na vida em sociedade, fazendo a verdadeira diferença pelo nosso procedimento, não devemos ser reconhecidos como cristão pela veste, pela fala "mansa" mas por um testemunho que de fato faça resplandecer a nossa luz!

3 Um verdadeiro cristão não pode se esconder! (v. 14,15)
Não devemos ter vergonha de ser o que somos, não devemos ter vergonha de sermos diferentes, pois aqueles que cometem o pecado é que devem se envergonhar, mas a coisa está tão séria hoje, que estão legalizando o pecado de todas as formas possívels, ao ponto de encucar na sociedade que o certo é errado e vice-versa, por isso, é de fundamental importância termos nossa fé bem alicerçada no Senhor Jesus, ao ponto de erguermos a bandeira da verdade(A PALAVRA DE DEUS) sem nos envergonharmos dela.

Queridos, essa palavra maravilhosa veio para analisarmos a nossa maneira de ser, para analisarmos a seriedade que revela a palavra: cristão, pois a situação esta tão séria atualmente, que ser crente virou "moda", mas ser cristão não é para todos, devemos entender que ser um VERDADEIRO CRISTÃO vai além de pessoas que carregam uma bíblia todos os domingos, que dá a paz do Senhor, ser um VERDADEIRO CRISTÃO é aquele que faz a diferença no meio em que vive, que influencia, contagia, modifica, conserva e dá gosto, e não é apenas mais um que segue no meio de uma multidão que conhece muito bem o caminho da igreja, mas esquece o que se deve fazer para trilhar o caminho que leva para o céu!

Com muito amor,

Pr. Cleiton
Ministração 03.07.11

D

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27