quarta-feira, 16 de março de 2011

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS COM O SENHOR JESUS?


Texto: Mt 25: 14-30

Além da prestação de contas de quem quis ou não receber o perdão e seus pecados, haverá uma prestação de contas de tudo que fizemos para o Senhor ou deixamos de fazer. A palavra TALENTO no texto base não se refere a um dom natural ou adquirido, mas ao peso e moeda da antiguidade grega e romana de 30 kg de prata equivalente a 6.ooo denários. Esse texto é uma parábola e parábola é uma narrativa,imaginada ou verdadeira que se apresenta com o fim de ensinar uma verdade. E já que o texto fala sobre algo de valor, nada me impede de falar sobre o dom adquirido ou natural, bem como a tudo que fazemos na obra de Deus.

I - TODOS NÓS RECEBEMOS ALGUM DOM DO SENHOR JESUS (V. 14 e 15a)

Veja que foi distribuido talentos na quantidade diferente para cada um, assim como nos dias de hoje, os nossos talentos(algo de grande valor que Jesus nos entregou)eles são distribuídos na quantidade e qualidades diferentes para cada um de nós a fim de desempenharmos bem para o crescimento e edificação da obra e reino de Deus.

II - VOCÊ SÓ VAI RECEBER ALGO DE DEUS SEGUNDO A SUA CAPACIDADE (15b)

A) Não há um crente superdotado de dons.

Não existe na casa de Deus pessoas que saibam fazer tudo, ainda que haja aqueles que fazem várias coisas, porém tudo não, pois é necessário a distribuição dos talentos para que todos possam participar efetivamente da obra de Deus.

B) Há crentes que não tem estrutura ou maturidade para receber vários dons.

Ainda que muitos almejem cargos de liderança, tais como: Diácono, Obreiro, Presbítero e até mesmo Pastor, mas nem todos estão preparados para alcançar tais cargos tão almejados, por falta de maturidade e estrutura pra isso, é necessário entendermos que Deus dá conforme a nossa capacidade, fique feliz naquilo que Deus separou pra você e se Ele tiver mais, Ele mesmo se encarrega de te separar.

III - INVISTA O SEU DOM PARA O CRESCIMENTO.

A) Um dom pode se multiplicar em vários outros dons.

Assim como no texto 2 servos multiplicaram os seus talentos, assim também acontece nos dias de hoje, têm pessoas que ao se entregarem para o Senhor Jesus, ao receberem dele seus talentos começam a multiplicar, não fazem apenas uma coisa, a medida que vão crescendo no Senhor, começam a multiplicar os dons recebidos.

B) Para que um dom se multiplique é necessário ter iniciativa para se fazer mais do que se deveria fazer (Lc 17: 7-10)

Aquele que só faz o que se manda é considerado pelo próprio Jesus como INÚTIL, a iniciativa e criatividade nos leva além, por isso que devemos não nos determos apenas na nossa função, estejamos atentos as outras áreas carentes na obra, não espere ser mandado observe e se antecipe, tenha iniciativa!!

IV - NÃO ENTERRE O SEU DOM.

1 -Enterrar um dom é uma decisão pessoal e quando não há uma justificativa plausível passa a idéia de que há um problema que precisa de ajuda pastoral.

O último servo que recebeu apenas um talento, enterrou e nada fez com ele, quando o seu senhor chegou ficou indignado com aquele servo, e chegará o dia que prestaremos conta ao Senhor de tudo o que Ele colocou em nossas mãos, e infelizmente haverá aqueles que simplesmente enterraram os dons recebidos.

2 - Quem lhe entregou o dom não aceita que você enterre.

Como ficou revoltado aquele Senhor, e acredito que no final de tudo o Senhor Jesus ficará muito decepcionado com os seus filhos que receberam da parte Dele algum talento, mas simplesmente os enterraram, os sufocaram.

3 - Um dia você prestará contas a Deus. O que você fez com os seus 5 dons?

Querido essa pergunta é muito importante, o que você fez ou está fazendo com os dons que você recebeu?

4 - Os dons não são seus, são de Deus e é responsabilidade sua cuidar e investir.

Veja que o Senhor deixou sobre a responsabilidade de cada um o seu talento(o talento do Senhor), da mesma forma acontece conosco, pois sem Jesus nada podemos fazer e tudo o que temos e somos é Dele, se atentarmos bem para esses versículos TUDO O QUE TEMOS E SOMOS VEM DELE E É PRA ELE!!!! Então querido temos que cuidar daquilo que Ele mesmo colocou em nossas mãos, pois Ele vai querer de volta e como nos apresentaremos no final de tudo?

V - AINDA HÁ TEMPO PRA VOCÊ FAZER ALGUMA COISA COM O SEU DOM.

1- Pegue o seu dom.

Certamente você sabe fazer alguma coisa, pois não há inúteis na casa do Senhor, porém há pessoa que se inutilizam, mas querido aproveite essa palavra e pegue o seu dom de volta!!!

2 - Invista no seu dom.

Veja onde você estaguinou, procure saber o que você pode fazer para voltar a investir no seu dom, multiplique-o, ainda há vida, ainda há chance de mudar essa situação.

3 - Não deixe que outros façam o que você deveria fazer.

É triste ver pessoas que têm tanto talento pra coisas seculares, mas na casa do Senhor simplesmente não desempenham sua função com tanta destreza, e termina outra pessoa fazendo o que o irmão ou a irmã X deveria fazer, olhe bem, veja seu potencial e não permita que outros façam o que é da sua responsabilidade.

Essa palavra é PODEROSA! Pois o Senhor Jesus nos trás um alerta a cerca da nossa vida, da nossa responsabilidade na obra, no reino, que possamos rever o nosso chamado, a nossa função e possamos desempenhá-la(as) da melhor forma, para que, quando chego o grande dia da prestação de contas possamos estar preparados para esse grande encontro com o Senhor, querido(a) ainda há tempo, você, eu, todos nós temos condições de desempenharmos bem a nossa função, façamos o reino de Deus crescer!!!!!

Deus te abençoe,

Pr. Cleiton Leite
MINISTRAÇÃO 13/03/11

FOTOS DA GRAVAÇÃO DO DVD DA QUERIDA MISSIONÁRIA IARA






BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27