quinta-feira, 1 de julho de 2010

VOCÊ AMA DE VERDADE?


Mc 2:1-12

Analisando este texto podemos tirar muitas lições dele, e hoje aprenderemos o valor de uma amizade verdadeira. No texto não fica claro se os 4 eram conhecidos, parentes, irmãos, mas fica claro que eles se importavam com aquele paralítico.

• Um amigo verdadeiro não fica em casa enquanto o outro precisa dele (v.3)

Veja que estes 4 homens não ficaram inertes em casa, eles saíram do seu estado de conforto para ajudar o paralítico, deixaram o que estavam fazendo para ajudá-lo, aprendemos aqui que quando alguém é de fato importante para outro, não importa o que estamos fazendo, mas sempre arrumamos um tempo para ele.

• Um amigo verdadeiro não mede esforços(v.3)

Sabemos que uma pessoa paralítica é pesada, veja que foi necessário 4 homens pra carregá-lo, mas isso não foi problema, pois eles queriam vê-lo curado, e transportá-lo não foi um incomodo.

• Um amigo verdadeiro não se detem diante de obstáculos ou limitações.( v.4)

- 1º obstáculo: uma multidão
Tinha tanta gente na porta da casa, que eles não puderam passar;

- 2º obstáculo: subir no telhado com o paralítico( com certeza isso era muito pesado);
Eles não ficaram detidos diante da multidão, logo pensaram em outra forma de conduzir o seu amigo até Jesus, e essa forma era subindo no telhado;

-3º obstáculo: o telhado: Claro! tirar o telhado não seria tarefa fácil, e imagine, tendo que ainda se preocupar com seu amigo para não cair, esse ato realmente representava muita dificuldade, mas eles não se detiveram, antes foram até o fim para o bem do seu amigo;

4º obstáculo: descer o paralítico. Aí sim é que era pesado, e tudo deveria ser feito com muito cuidado para não machucá-lo, nem para ele cair.

• Um verdadeiro amigo sente-se realizado quando vê que a sua ajuda beneficiou o outro (v.5)

Quando de fato nos preocupamos com alguém, quando de fato alguém é importante para nós a sua feliciade e realização passa a fazer parte também da nossa meta de vida, ou seja, a Bílbia fala que o amor não busca os seus próprios interesses, então se de fato declaramos para alguém que o amamos, as nossas palavras devem ser seguidas de atitudes, senão elas não têm fundamento.

O que podemos aprender com estes 4 amigos:

• Que há amigos mais chegados que irmãos(Pv.18:24)


É comum ouvir relatos de familiares que não chegam junto nas necessidades de um parente, mas também é muito comum ver um amigo ajudar outro quando há uma necessidade.

• Devemos amar por obra e em verdade ( 1 João 3:18)

Esses amigos demonstraram seu amor através da obra praticada, às vezes temos 1000 amigos que declaram todos os dias que nos ama, e somente 1 que prova este amor,através de suas obras, .

• Que orar somente pelo outro não basta, às vezes devemos ter atitudes (I joão 3:16-17)
Veja a atitude destes homens, eles sabiam que Jesus estava na cidade deles(Cafarnaum), devido as condições físicas de seus amigos, eles poderiam ir ter falado com Jesus para que Ele desse apenas uma palavra, como fez o Centurião(também em Cafarnaum), mas não eles tomaram uma atitude de amor e levaram o paralítico.

Quantos e quantos chegam até nós dizendo: “ eu te amo” e na hora de provar com obras este amor, se recusa? Cristo deu a sua própria vida por nós, Ele não precisava, mas sabendo que só assim teríamos a Salvação Ele o fez, e este texto fala que devemos dar a vida por nossos irmãos, e se algum tiver passando algum aperto devemos chegar junto, e não fazermos vistas grossas.

Como você tem servido os teus amigos? Aqui vão alguns conselhos práticos:

• Não meça esforços para ajudar um amigo, com certeza tem algo que você pode fazer para o benefício do outro;
• Não faça vistas grossas mediante a situação difícil de seu amigo, se você não tem como ajudá-lo, procure alguém que possa fazê-lo;
• Não precisa dizer o tempo todo que você ama tal pessoa, as tuas ações falarão muito mais do que as tuas palavras;
• Leve teu amigo até Jesus, convide-o para o culto, ou vá até a casa dele pregar a palavra, se movimente!
• Se você tem orado para que Deus abençoe o teu amigo, amém, mas será que já não é hora de abençoa-lo?
• Se você tem a facilidade de conseguir um emprego para um amigo desempregado, faça a indicação dele, ou se você tiver o poder de contratá-lo, faça-o, não vire as costas pra quem está precisando!

Conclusão: sinta no seu coração a sensação de missão cumprida quando você ver seu amigo plenamente abençoado por Deus, pois algumas vezes Deus vai querer te usar para que a bênção dele chegue até seu tão querido amigo, esteja atento!

No amor de Cristo,
Pra.Carla
Ministração 30/06/10

segunda-feira, 28 de junho de 2010

BUSCANDO O REINO DE DEUS CORRETAMENTE PARA QUE AS DEMAIS COISAS NOS SEJAM ACRESCENTADAS!



Mt: 6:33
Mas, buscai primeiro o reino de Deus e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

É tão comum reclamarmos de nossas vidas, geralmente estamos insatisfeitos com algo ou com alguém, nada está do jeito que gostaríamos que estivesse, sempre buscamos culpados e não assumimos que o curso ou a situação em que nos encontramos muitas vezes é fruto de como estamos conduzindo nossas vidas, é muito comum ouvirmos tais declarações:
• Minha esposa é tão rebelde, sempre tem uma resposta na ponta da língua, não é a mulher submissa que a Bíblia fala que tem que ser;
• Meu esposo é tão insensível, não cuida de mim, meus pais eram mais cuidadosos, na casa deles eu me sentia mais segura;
• Esse emprego é muito ruim, sempre tenho que chegar cedo e não tenho hora pra sair, sem contar que meu chefe nunca reconhece meu trabalho, ainda quer que eu esteja sorrindo para os clientes;
• Meu pai é muito chato, pega muito no meu pé, sempre briga comigo, é grosso e minha mãe só fala gritando;
• Meu filho tá dando muito trabalho, se envolvendo com pessoas que não prestam, mergulhando em tanta coisa ruim, não sei mais o que fazer.
São tantas reclamações, e tantas situações que necessitamos do agir de Deus, mas para que Ele acrescente em nossas vidas o que precisamos é necessário buscar e viver o reino de dEle de forma correta, e para isso precisamos entender o que é reino de Deus.

Então o reino de Deus é:

JUSTIÇA= verdade, direito, imparcialidade, sensatez, virtude, certo;
Princípio moral que exige conduta justa;Qualidade de verdadeiro e correto

Deuteronômio 16:20
A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o SENHOR teu Deus

Se seguirmos a justiça, conforme o texto que lemos, Viveremos e possuiremos em herança a terra que o Senhor nos Deu, essa terra pode representar a tua família, o teu emprego ou qualquer outra área.

*FAMÍLIA

# AOS CASAIS : Ef. 5:33

O marido tem que amar a sua esposa como cristo amou a igreja(v.25-> se entregou, santificou e a purificou pela Palavra, para nos apresentar santos e irrepreensíveis)

Meu amado se você se ama, cuida de você mesmo e das suas coisas, se você não mede esforços para ter o melhor para si, da mesma forma você tem que fazer por sua esposa, não reclame se sua esposa não corresponde a você como você acha que deveria, veja se você está sendo para ela o que deve ser, se você a trata como deve tratá-la, segundo a palavra de Deus
... Para você ter a esposa que você tanto sonha, é necessário dar a ela o que ela precisa, conforme a Bíblia nos ensina.

Veja que no texto que lemos primeiro tem a ordem para o marido: ame a sua mulher como a si mesmo... somente depois tem o dever da mulher: reverencie(respeite) seu marido, então isso significa que para ter uma mulher que te respeite, é preciso ela se sentir suprida e cuidada em todos os aspectos. Reveja seu papel como marido e assim , havendo mudança, Deus te acrescentará na vida familiar a mulher que você tanto sonha ter.
Buscando praticar o reino de Deus(justiça) nesta área – Ele te acrescentará uma vida conjugal plena!

#PAIS E FILHOS

Ef. 6:1-4

Queridos filhos é necessário obedecer aos pais, honre o seu pai para que se prolonguem os seus dias na terra, ou seja, para que tudo vá bem com você, conforme diz o texto: isto é justo;
Queridos pais, o seu papel é admoestar, guiar, ensinar o teu filho, como Deus te trata, com paciência, carinho, amor, assim deves ser para com teu filho, não o provoque, não trate mal seus filhos....
Fazendo assim, buscando o reino de Deus assim(com atitudes justas na relação pais e filhos) certamente a vida familiar será diferente, pois Deus acrescentará a harmonia, a amizade entre vocês!

Muitos pais reclamam de filhos que dão muito problemas ou entristecem muito por estarem em caminhos errados, mas se você não cumprir o seu papel correto de pai, infelizmente o que você vai colher realmente são coisas ruins de seus filhos, por isso pratique a justiça com eles e você será abençoado.

#RELAÇÃO EMPREGADOxPATRÃO
Ef. 6:5-9

A Palavra aqui é muito clara, o servo tem que ser obediente, fazendo o que lhe devido no trabalho, como se estivesse fazendo para o Senhor, sem reclamações, sem cara feia, cumprindo o seu papel corretamente,
Algumas pessoas não valorizam os empregos que tem, faz tudo reclamando, não tá satisfeito com nada e quer ser abençoado por Deus com um emprego melhor, mas se no que tem não é um exemplo, como Deus vai abençoa-lo com um melhor? Pratique a justiça no seu trabalho, faça a sua parte, como servo, e se assim procederes certamente Deus te dará algo melhor, faça por merecer!

PAZ = sossego, calma, tranqüilidade, repouso, harmonia


2 Co 13:11

Vivei em Paz e o Deus de amor e de paz será convosco, pois é , temos que buscar viver em paz, com calma, tranqüilidade, harmonia, ou seja, confiar em Deus plenamente para que a paz reine em nossos corações, quando de fato procedemos com calma e tranqüilidade, principalmente nas situações adversas, confiantes em Deus, Ele nos acrescentará aquilo que necessitamos, quantas e quantas vezes em situações difíceis, onde não vemos saída, nós resolvemos verdadeiramente entregar e descansar em Deus, e aí somos surpreendidos com o agir dele, dando a saída, isso quer dizer que se buscarmos o Reino de Deus, procurando viver em paz, Ele nos acrescentará o que necessitamos.

E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO
=ALEGRIA( estado de contentamento)


Sabe o que isso significa?
Significa que nossa alegria não depende de estamos plenamente satisfeitos com as nossas vidas, não significa: ter o emprego dos sonhos, o carro do ano, uma conta bancária gorda, casar com um príncipe ou princesa encantado, passar num vestibular de universidade federal,
viajar para Suíça,Ter uma saúde perfeita,
Não é isso!

Alegria no Espírito é quando:
Estiver desempregado,Ter apenas uma bicicleta velha para ir aos cultos e trabalhar,
A conta for encerrada por falta de movimentação, ou por dívida,Seu marido ou sua esposa estiver te decepcionando,Ser reprovado pela enésima vez no vestibular,A viagem mais longa for para Casa Nova,Quando estiver doente

É você conseguir sentir alegria dentro do seu coração, pois sabe que o teu redentor vive e por certo se levantará em teu favor, como o próprio Jó declarou na situação extrema de dor que um ser humano já passou. Pois conforme diz o Salmista no Sl 43:4: Deus é a minha grande alegria, Faça do Senhor a tua alegria, e não demonstre alegria somente quando as coisas forem bem ou do jeito que você espera.


//Já que aprendemos o que é o reino de Deus, voltemos para o texto: inicial://
Mt: 6:33
Mas, buscai primeiro o reino de Deus e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Este texto relata as solicitudes da vida, ou seja, que as vezes ficamos anciosos por determinadas situações, como comer, beber, vestir, mas além dessas temos em nossas vidas outras necessidades, e Deus é bem claro, se buscarmos o reino dele, as coisas que necessitamos serão acrescentadas
Então podemos entender que:

I – no ponto JUSTIÇA:
Para que o casal tenha uma vida plena e feliz é necessário:

• Que o marido e a esposa cumpram bem o seu papel, pois se :

O marido proteger, cuidar, suprir, alimentar, tratar com amor e carinho a sua esposa, ela por sua vez:
O respeitará, será submissa, e corresponderá a ele da forma que ele espera, vivendo os dois assim O acrescentar de Deus no relacionamento;

Para que os pais e filhos tenham um vida familiar em harmonia é necessário:
• Que os pais tratem com carinho, admoestando e guiando segundo a Palavra de Deus a seus filhos, e assim:
• Seus filhos, por sua vez, os honrará, obedecendo e respeitando, e ambos abrirão a porta para que Deus acrescente a este relacionamento: amizade, cumplicidade, alegria e satisfação, pois os pais colherão filhos saudáveis e que terão sucesso em suas vidas, sonho de todo pai.

Para que os servos possam crescer em sua vida profissional(ou na empresa que trabalham ou com uma porta de emprego melhor) é necessário que:

• Aqueles que trabalham possam fazer com zelo as suas atividades, fazendo além daquilo que se pede, ou fazer algo que é necessário sem que o patrão necessite pedir, procedendo desta forma seu trabalho será reconhecido. Agindo desta forma Deus acrescentará na tua vida:

A promoção que você tanto sonha, ou outra porta de um emprego melhor se abrirá, pois você buscou o reino de Deus praticando justamente o seu papel de empregado.

II – No ponto PAZ:
Deus espera que confiemos nele, e saibamos aguardar com calma e tranqüilidade pelo seu agir, principalmente nas situações onde nós não podemos fazer nada, por isso se buscarmos o reino de Deus(com paz) Ele certamente realizará em nossas vidas além daquilo que pedimos ou pensamos!

III – No ponto ALEGRIA NO ESPÍRITO
Quando verdadeiramente entendermos que a nossa alegria deve ser fundamentada no Espírito Santo e não na realização de nossos sonhos, se assim procedermos Deus realizará o desejo de nosso coração, pois a Palavra diz: Agrada-te do Senhor e Ele concederá o desejo do teu coração, Se agradar do Senhor, é se alegrar nele mesmo quando a nossa vida não esteja de acordo com o que nós queremos, mas sabemos que Ele tem o controle de tudo e vai nos ajudar e salvar.

Conclusão:

Com certeza buscar o reino de Deus não é uma tarefa fácil, porém é um caminho simples, pois se analisarmos bem, o que Deus espera de nós não são atitudes sobrenaturais, pois essas cabem a Ele, e sim atitudes simples do cotidiano que poderão resultar em bênçãos nas áreas hoje mencionadas, por isso só depende de você para que Deus acrescente na sua vida aquilo que você tanto almeja.

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27