terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CONFIE NO SEU PASTOR: JESUS!


TEXTO: SALMO 23

Esse Salmo toca profundamente nossos sentimentos e emoções, fala da paz e serenidade de quem, mesmo estando perto da morte(sombra), se mostra confiante nos cuidados de Deus.
Chamado de " Pérola dos Salmos". Davi conhece o que citava no salmo, conforme I Sm 16.11. Vejamos alguns pontos:
* Jesus é revelado neste Salmo;
* Escrito provavelmente quando Davi estava cercado em um vale, à noite por tropas de um rei inimigo, mostrando a grande confiança de Davi na providência Divina contra os inimigos;
* Deus nunca tensiona além da nossa capacidade.

1 - O SENHOR É O MEU PASTOR

Em Hebraico Jeová Raá( O Senhor é o Pastor)
cita a soberania da excelência do relacionamento do Pastor e ovelha.
O PASTOR: Conduz, guia, governa, sustenta, alimenta;
A OVELHA: Segue, obedece,ama e confia no Pastor.
O Salmista conhecia reis, generais, sacerdotes, mas se utiliza de um pastor e ovelha para figurar o acontecido, pois ele conhecia do assunto (Salmo 78:70-71)

2 - NADA ME FALTARÁ
Jeová Jirê - O Senhor que provê.
Fala do cuidado e do amor de Deus pelos seus servos, individualmente e coletivamente.
Ele não deixa faltar nada que seja útil e necessário à vida do servo fiel, que se comporta como ovelha.

3 - DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS...
O bom pastor leva seu rebanho a um pasto bom, não de qualquer pastagem, pois de acordo com o que lhe der, produzirá uma boa lã, um bom leite( João 10:9)
* Onde você está se alimentando? e de que?

4- AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE...
O pastor tem que garantir a segurança ( João 10:11)
Davi sabia o que era esse vale. Ele lutou e matou o leão e o urso, lutou contra Golias( cortou-lhe a cabeça), foi perseguido pelo sogro Saul.
Ele sabia o que o pastor era capaz de fazer para proteger suas ovelhas, e tinha total confiança no cuidado de Deus, ainda que estivesse no vale da sombra da morte.

5 - ... TUA VARA E TEU CAJADO ME CONSOLAM
VARA - em hebraico: SHÁBET, usado para afungentar leões, lobos, ursos, uma espécie de bastão longo, porém muito resistente.
A vara nas escrituras também representa correção (João 10:12-15)
O Senhor com a sua vara nos protege dos ataques do inimigo.

CAJADO - distinto de vara, era usado para resgatar as ovelhas, podendo içá-las de buracos( Lucas 15: 4-7) e também para trazê-las para perto do rebanho, quando a mesma sem perceber está se afastando, então com a parte curva do cajado, o pastor delicadamente puxa a ovelha pelas patas e a coloca de volta junto ao rebanho.

6 - PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS, UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO...

(O azeite(óleo) era usado para tratar as feridas das ovelhas e também o pastor passava o óleo nas ovelhas para espantar as moscas dela) e também o óleo representa gesto de honra, e nos nossos dias representa a unção de Deus através do Espírito Santo.
Mesmo passando por momentos difíceis, e até às vezes, semelhante como este de Davi, o Senhor sempre nos protege, nos dá a vitória e ainda, prepara um banquete onde nós, possamos comemorar e nos alegramos com os feitos do Senhor, e o inimigo que tanto pertubou, fica só observando a festa da vitória em nossas vidas.

Saiba querido, que o Senhor é o nosso guia, supri as nossas necessidades, nos alimenta corretamente, nos acalma e nos protege. Em momentos difíceis, confie no Teu Pastor(Jesus), como Davi confiava, e comemorarás a vitória com um banquete!

Deus te abençoe!

Dc.Bruno Cunha
MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 24/01/10

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27