segunda-feira, 1 de março de 2010

As três formas do amor de Deus


TEXTO: Mt 28: 19B

PAI: Aquele que tem 1 ou mais filhos,protetor, benfeitor.
• Deus PAI: Que cumpre o papel de pai( supre as carências paternas) : CUIDA, PROTEGE, AMPARA, SUPRI, ALIMENTA;

FILHO: Efeito de carinho
• Deus FILHO: também conhecido como o Noivo da igreja, que supre as carências afetivas. É apaixonado pela noiva, fez loucuras pela noiva(Morreu na Cruz), declara o seu amor diariamente pela noiva, CUIDA;

AMIGO: Que sente amizade por; favorável, propício, partidário
• Deus Espírito Santo: o amigo consolador, pronto pra nos ouvir a todo instante, fortalece, chora por nós(intercede por nós com gemidos inexprimíveis) nos levanta quando caímos,CUIDA.

O amor de Deus é multiforme, Ele sendo 3 em 1 tem em sua personalidade as 3 formas de amor que o ser humano necessita: o amor de um Pai(Mãe); o Amor de um Noivo(a)/Esposo; o amor de um Amigo. A nossa natureza tem a necessidade desses 3 tipos de amor.
O homem vive na busca do amor perfeito, aquele que vai suprir as suas carências e necessidades afetivas; precisa se sentir seguro, protegido, amparado características que encontramos em um pai; e não sabe viver sem amigo, uma pessoa que não tem um amigo verdadeiro e fiel, com o qual possa contar a qualquer momento, a tendência dessa pessoa é entrar em depressão, precisamos por pra fora o que sentimos e só fazemos isso com um amigo de confiança, caso isso não ocorre explodimos. Pensando nesses 3 tipos de amor foi que surgiu esta ministração.

DEUS PAI (João 1:11-12)
• PAI QUE ALIMENTA: Alimentou Israel quando estava no deserto, até quando eles reclamaram do Maná, Ele mandou codornizes;
• PAI QUE PROTEGE: Ele protegeu Daniel das garras dos leões;
• PAI QUE SUPRE: Ele supriu a Elias com pão, carne e água, quando havia fome na região;
• PAI QUE PERDOA, LEVANTA, CUIDA(Lc 15:11-24) Esta parábola ilustra o amor de Deus por aqueles que já firmaram um compromisso com Cristo,mas que por alguma razão deixou o Seu caminho, e hoje Deus te diz que te ama, que te perdoa, que quer te dar um novo anel, novas vestes e novas sandálias!

DEUS FILHO( IS 62:1-5) - NOIVO
Você já parou pra pensar por que Jesus se refere a Sua igreja como Noiva? Porque Ele ser refere assim? - Para que eu e você não perca a paixão por Ele. Quando estamos noivos estamos no auge da paixão, próximos do casamento queremos sempre estar perto, queremos sempre ouvir a voz do amado(a), fazemos tudo para estarmos juntos(alguns chegam a faltar aula, quando chegam cansados do trabalho, toma um banho rápido e corre pra casa do amor) pensamos nessa pessoa a cada minuto.
E Jesus sabendo disso faz essa comparação no amor dEle para conosco e vice-versa, pois é assim que devemos amá-Lo: com a intensidade da Paixão do início da nossa conversão. Muitos quando se convertem querem estar o tempo todo na casa do Senhor, as vezes sai direto do trabalho para o culto de oração, mas o tempo passa e isso vai diminuindo, mas Jesus quer que você mantenha a chama da paixão por Ele acesa!

• O NOIVO DECLARA O SEU AMOR – Você já viu um noivo ou noiva não declarar o seu amor ao outro? Jesus declara diariamente seu amor por nós;
• O NOIVO FAZ LOUCURA POR AMOR - Jesus morreu por nós;
• O NOIVO DÁ PRESENTES – O maior presente que Jesus nos proporciona, além daqueles que Ele nos dá aqui nessa terra, é a Salvação, tem presente melhor que esse?
• O NOIVO ABRE MÃO DO SEU BEM ESTAR PARA BUSCAR O INTERESSE DO OUTRO – Jesus abriu mão da Sua Glória por nos amar ardentemente;
• O NOIVO CUIDA – O noivo se preocupa quando o outro tá doente, triste e faz de tudo para que isso mude, assim é Jesus para conosco, quando estamos doentes, Ele nos dá a cura, quando estamos tristes Ele nos alegra;

OBESERVAÇÕES:

• Não perca sua paixão por Jesus;
• Queira estar sempre com Ele;
• Faça loucuras por Ele;
• Dê presentes a Ele(seus dons ao Seu serviço);
• Abra mão do seu bem – estar por Ele( às vezes é necessário sacrificar um descanso pelo propósito de cumprir o seu trabalho no Reino de Deus


DEUS ESPÍRITO SANTO(Amigo)

Características de um verdadeiro amigo:
1 – BOM OUVINTE – o Espírito Santo está sempre pronto para nos ouvir;
2 – BOM ADMOESTADOR – o Espírito Santo nos repreende quando necessário;
3 – BOM DEFENSOR – Quando estamos certos e corretos Ele defende a nossa causa;
4 – INCENTIVADOR – Acredita na gente, no nosso potencial;
5 – CUIDA – Tem sempre um ombro amigo, é o nosso consolador;
6 – AJUDADOR – Nos ajuda nas nossas fraquezas.

CONCLUSÃO:

Encontramos em Deus as características que buscamos em 3 pessoas diferentes, mas totalmente essenciais na vida do ser humano: a proteção e cuidado paterno; o carinho e cuidado do noivo/esposo; e o estar sempre pronto para ouvir e cuidado de um amigo.
Perceba que nesses 3 tipos de amor existe uma característica em comum: O CUIDADO, isso mesmo, pois quem ama(independente da forma) cuida!, quer ver o outro bem, não descansa enquanto o outro não estive bem.
E você está fazendo o que longe desse Deus, tão maravilhoso? Aproxime-se dEle, entregue-se a Ele, e seja suprido por Ele de toda carência que você tiver.
Pois quando nos sentimos desamparados pelo pai (terreno), rejeitados pelo noivo(marido) e esquecidos dos amigos, o Senhor nos supre, basta buscá-lo, basta recorrer a Ele, basta permitir ser amado por Ele que nos sentiremos protegidos, receberemos o seu carinho e seremos ouvidos e supridos por Ele!

Com muito amor,

Pra.Carla

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27