sábado, 8 de maio de 2010

O SHOW E O ALTAR




POR: Pr. João A. de Souza Filho

Fui convidado para ser um dos juízes de um festival de música evangélica. Recusei. Não que discorde de tais festivais. Mas porque o festival gospel a que fui convidado a comparecer vinha sendo anunciado também como um tempo de adoração e louvor. E é preciso diferenciar um show musical, de uma reunião em torno do altar.
Adoração envolve altar; show, palco. Entre o palco e o altar há um grande abismo. Sim, porque no altar nosso alvo é Deus, e o alvo de Deus somos nós. Homem e Deus interagem a ponto de haver um amalgama de sentimentos de alegria e tristeza, de emoção e de gozo espiritual. No altar Deus lança seu holofote sobre nós, não para sermos vistos pelo auditório, mas para nos iluminar o interior. No show, os holofotes apontam para o palco, para nós, para que os outros nos vejam! As luzes do show iluminam o exterior. A de Deus, o interior.
Não quero afirmar com isto que o palco não seja lugar de adoração. Nada disto. Porque não tenho em mente apenas o espaço físico, o tablado de madeira, ou seja o que for. Muita adoração pode se dar no “palco”, mas não como lugar que nos projeta para os homens, e sim que nos identifica com Deus. Na adoração, podemos transformar o palco em altar.

No palco dos festivais, as atenções estão voltadas para o homem. Servem para destacar sua técnica, sua música, sua voz e habilidades. Quando estamos no altar, nada disso é preciso. Altar é lugar de sacrifício e de morte; de entrega e de abandono a Deus. É onde morremos para nossas paixões, desejos e sonhos. Ao contrário do altar, o palco é onde nos projetamos diante de todos – mas nem sempre nos projetamos para Deus!

Os festivais podem até servir como meio de evangelização, como forma de mantermos comunhão com o corpo de Cristo, local de expressarmos amor e carinho aos membros do corpo, tempo de festa e alegria, mas jamais como encontro de adoração. Sim, porque adoração não combina com palco! Adoração só combina com altar! Afinal, adoração é um estilo de vida que nem sempre combina com o altar de Deus!
Acho os festivais de música gospel uma maravilha; uma oportunidade de conhecermos novos amigos, cantores, músicas, de estudar e perceber as tendências musicais; de levar amigos para serem evangelizados – coisa rara – mas que esperamos aconteça. E eu como gosto de estudar as tendências musicais evangélicas do país tiro deles proveito. Mas, por favor, tratemo-los como festivais. Certa ocasião um cantor internacional esteve em minha cidade para uma noite de apresentação. O custo do ingresso foi bem salgado! E mesmo assim, como o cara é famoso, umas dez mil pessoas compareceram ao ginásio. Ele dançou, pulou, cantou, e lá pelas tantas tentou levar o povo a adoração, à presença de Deus. Mas não funcionou. Os que ali estavam pagaram ingresso caro para vê-lo cantar, e não estavam dispostos a morrer no altar! Ninguém paga entrada para subir no altar; pagam para os shows! Ele tentou duas vezes e desistiu!

Foi quando percebi que show não combina com altar! E quase sempre se cobram ingressos para shows! No altar o ingresso é a própria vida. Quando se tenta cobrar ingresso, automaticamente pisamos no tablado do palco! O músico e sua equipe quando estão no palco querem ser vistos. E apesar de tentar levar o povo a olhar para Cristo, os olhos da multidão estarão sempre neles, porque é sobre eles que brilham as luzes dos holofotes. E eles sabem disto. Porque se vestem de maneira diferente, usam tatuagens, bandagens na cabeça, bonés com abas para trás, correntes penduradas na cintura e fazem acrobacias com seus instrumentos musicais. Lamentavelmente tentam vender a idéia de que estão adorando a Deus, quando na realidade, estão levando as pessoas a adorarem suas músicas, seu estilo e a eles mesmos.
E enganam-se! Sim, porque o palco oferece oportunidade ímpar a quem nele se apresenta. O cantor ou músico recebe seu cachê, vende seu material, cumpre o compromisso estipulado anteriormente de cantar um reduzido número de hinos ou cânticos, e volta para o seu hotel. Deixa o palco deslumbrado consigo mesmo, atraca-se aos prazeres de sua carne, na privacidade de seu quarto de hotel, em orgias mentais ou física, com a conta bancária mais recheada. E em época de campanhas eleitorais, o cachê é mais alto. Tudo em nome de Deus! Em nome da fé! Em nome desse mercantilismo descarado que vem varrendo a nação brasileira. Especialmente agora que ser gospel virou coisa chique!

Já o músico ou cantor que vai para o altar, fica ali, ministrando, orando com as pessoas, aconselhando, ajudando e rendendo-se aos pés de Cristo. Para estes não existem holofotes nem apupos, porque tudo o que é colocado no altar, queima em sacrifício a Deus. Se pudéssemos visualizar, veríamos a fumaça subindo verticalmente aos céus.
E nestes últimos anos percebemos que uma ponte de acesso foi construída entre o altar e o palco. Porque alguns começaram no altar, como adoradores, morrendo para si mesmos, mas acabaram seduzidos pelo palco. Faça os cálculos de quanto rende a um cantor, que se diz adorador, apresentar-se quase todos os dias algures no país. Sem cobrar cachê, e vivendo apenas de boas ofertas, ele supera, três vezes mais o salário de um ministro de Estado! É aqui que altar e palco se confundem na mente do adorador! Ele se imagina no altar, e nem percebe que está no palco!
São os Hofini e Finéias da igreja, que se acostumaram ao altar, aos sacrifícios, e atravessam a ponte para o palco, deliciando-se com os prazeres que podem proporcionar a vida religiosa, e regressam ao altar, como se nada tivesse ocorrido. Aliás, não apenas os cantores, mas pastores e líderes fazem todos os dias a travessia do altar para o palco, porque neste não se exige sacrifícios. Esquecem, no entanto, que no palco o líder é Belial, que carrega consigo a comitiva de demônios, entre eles Mamom, o tesoureiro de Lúcifer.

O lastimável nisto tudo, é que as mais lindas melodias surgem no altar, mas são entoadas no palco, porque ali rendem mais!
Entre o altar e o palco há uma travessia invisível e de fácil acesso! Só quem tem radar espiritual consegue detectá-la!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A IGREJA E SEUS ENSINOS






TEXTO: Lc 3:1-18

Deus estabeleceu a Sua Igreja para onde quer que estejamos venhamos alcançar mais e mais vidas, João Batista pregava pelos desertos e muitos que ouviam a GENUÍNA Palavra de Deus se arrependiam de seus pecados e se convertiam ao Senhor Jesus, não importa onde a Igreja esteja estabelecida o que importa é recebermos a todos e lhes entregar a Palavra de Deus Genuína!!

I - A IGREJA DE DEUS ESTÁ ABERTA PARA RECEBER A TODOS (Mc1: 4,5)

A Palavra era para todos! não para uma classe específica, e sim PARA TODOS!! todas as pessoas devem ter acesso a Palavra de Deus! Todos devem saber que há Um que nos perdoa e é PODEROSO para transformar vidas!

1 - PESSOAS DE PERTO DE DE LONGE PODEM VIR (Mc 1:5).
De perto ou de longe as pessoas eram atraídas pela pregação de João Batista, pois ele anunciava a Verdade! e a Verdade tem o poder de atrair aqueles que estão mais distantes!!!

2 - PESSOAS COM CLASSES SOCIAIS DIFERENTES E PECADORES ( Lc.3: 12,14a)

A igreja do Senhor tem que estar aberta para receber todo tipo de pecador: ladrão, assassino, prostituta, travesti, sem fazer acepção de ninguém, pobres e ricos, governantes e garis, pois a Palavra diz que o Senhor não se alegra com a morte do ímpio e nosso papel como igreja é revelar a todos que devem se arrepender de seus pecados, e toda a igreja deve estar preparada para receber qualquer um!

II - A IGREJA NÃO DEVE TER MEDO DE ANUNCIAR A VERDADE


1 - A VERDADE É QUEM REVELA QUEM É O PECADOR (Lc 7)

Ali havia muitos religiosos também, que se achavam santos, mas na verdade, viviam uma vida na religião, mas distante de Deus, o que não os faziam diferentes dos demais pecadores!

2 - A VERDADE REVELA O FIM DOS PECADORES (Lc. 7c, 9,10)

Essa Palavra serve para os que estão em uma vida de pecado,mas também para aqueles que estão na igreja, mas vivem de qualquer jeito, sem um compromisso verdadeiro com Jesus, que não dão frutos dignos de arrependimento... CUIDADO IGREJA DO SENHOR! Devemos buscar dar bons frutos para não sermos cortados!!!

3 - A VERDADE COMBATE A RELIGIOSIDADE E ENSINA O POVO A MOSTRAR PELAS OBRAS QUE DE FATO SE ARREPENDAM DE SEUS PECADOS (V 7,8)

Não é o fato de fazermos parte de uma igreja que nos garante a salvação, mas o fato de fazermos parte do Corpo de Cristo( A IGREJA) e produzirmos bons frutos, frutos esses que são consequência de uma vida de compromisso e santidade diante de Deus!

Ser um religioso não é o suficiente, ser um cristão transformado faz toda a diferença!!

III - A IGREJA DEVE ENSINAR O POVO A TER BOAS OBRAS (V.10)

1 - BOAS OBRAS PARA AJUDAR O PRÓXIMO (V.11)

Quantos hoje, fazem parte de uma denominação, mas não se importam com o próximo que vê todo culto, que não está disposto a dividir o pão? Lembrem-se que o segundo mandamento é: AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO! Você tem se preocupado com o teu próximo como se fosse você mesmo?

2 - BOAS OBRAS PARA SER JUSTO ( V.12,13)

O cristão hoje em dia tem se deixado contaminar com as coisas do mundo, infelizmente, muitos têm deixado de praticar a justiça, existe inclusive crentes agiotas, existem crentes maçom, ou ainda, aqueles que compram e não pagam, temos que ser justos!!!

3 - BOAS OBRAS PARA NÃO HUMILHAR O SEU PRÓXIMO ( V.14)


Cuidado com as palavras, cuidado como você tem tratado as pessoas, lembre-se que você diz seguir a Cristo, e uma das características do Mestre era saber tratar MARAVILHOSAMENTE bem todos que até se chegavam.

4 - BOAS OBRAS PARA NÃO SUBORNAR (V.14)

Temos que nos contentarmos com o que temos e/ou recebemos, e não devemos nos aproveitar das situações para ganhar um "troquinho" a mais de forma ilícita, alegre-se como que você tem!

V - A IGREJA ENSINA O POVO SOBRE DEUS E O ESPÍRITO SANTO (V.16)

Infelizmente há um crescimento contínuo de muitos homens e mulheres que investem na sua imagem de "HOMEM DE DEUS E MULHER DE DEUS", de tal forma que atrai as pessoas pela sua imagem e não pelo PODER DE DEUS E DO ESPÍRITO SANTO, homens e mulheres que atribuem a si mesmos o poder de curar, da prosperidade, e não enfatizam e honram o ÚNICO nome DIGNO DE TODA HONRA E LOUVOR!!

1 - Jesus é mais PODEROSO do que qualquer um! (v.16)
Igrejas tem investido num marketing pesado na imagem de HOMENS E MULHERES, em vez de investir pesado no NOME DE DEUS, pois é Ele que faz, é Ele quem cura, é Ele quem prospera e devemos a Ele A HONRA POR TODA E QUALQUER BÊNÇÃO!

2 - O ESPÍRITO SANTO É O PODER DE DEUS EM NÓS (V.16)

Você já ouviu alguma frase assim: " A irmã tem uma oração forte!, quando irmão fulano ora, acontece!, Aquele pregador faz milagres!
Na verdade quem opera em nó o querer e o efetuar é única, e exclusiva o PODER DO ESPÍRITO SANTO em nós.


Devemos sempre lembrar do papel da igreja: anunciar o Evangelho, receber a todos que buscam uma transformação, guiar o povo a uma vida de compromisso e santidade, e quanto a nós que fazemos parte dela, devemos produzir frutos dignos de arrependimento!!

Com amor,

Pr.Cleiton
Ministração do dia: 25/04/10

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27