sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Música e seus efeitos na Vida Espiritual


A MÚSICA E SEUS EFEITOS NA VIDA ESPIRITUAL -Os tempos são difíceis, mas Deus nunca deixa de colocar a Sua parcela de vida nos nossos louvores musicais. A música poderá fazer bem ou mal, tudo dependerá de sua aplicação. Como sábios, com certeza cantaremos louvores ao Rei Jesus.

MÚSICA (Definição reduzida – é a arte de combinar agradavelmente os sons).Era conhecida desde a antiguidade. Jubal foi o antepassado de todos os músicos que tocam harpa e flauta, Gn 4.21. Usava-se música para várias finalidades; para comemorar vitórias, Ex 15.1; Jz 5; em várias modalidades de festas, Ex 15.20; em casamentos, Jr 7.34. Às vezes era acompanhada de dança, 1 Sm 18.67, Lc 15.25. Davi e seu filho Salomão contribuíram bastante para a atividade da música coral e instrumental em Israel, 1 Cr 6.31-48; Am 6.5. Havia vários tipos de instrumentos: Cordas - harpa, lira, saltério. Sopro - flauta, gaita, órgão, trombeta. Chifre - buzina ou corneta. Percussão - adufe, símbolo, cítara, pandeiro, tambor, tamboril.

O MINISTÉRIO DE LOUVOR - Muitas Igrejas nomeiam um grupo especial para conduzir a parte musical dos cultos. Este ministério foi fundado desde os tempos bíblicos por Davi que tratou com carinho esse departamento. “Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber...” 1 Cr 16:4. “Porque, já nos dias de Davi e de Asafe, desde a antiguidade, havia chefes dos cantores, e cânticos de louvores, e ação de graças a Deus” Ne 12.46. É de suma importância este ministério na vida da igreja.

A MÚSICA ESTRANHA DEVE SER DESPREZADA- A maior dificuldade do momento para um cristão adolescente ou jovem é conciliar a música cristã com a secular. Em um breve retrospecto de uma semana podemos perceber o quanto tem que ser prudente para conseguir manter-se firme na fiel adoração. DOMINGO - É o dia de louvar a Deus e agradecê-Lo por lhe ter permitido permanecer fiel e ter oferecido na Sua Palavra o maravilhoso exemplo dos três valorosos servos Sadraque, Mesaque e Abede-Nego que souberam refutar o ritmo da terrível música que lhes fariam portar diante de uma estátua. “Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música se prostraria e adoraria a estátua de ouro; e qualquer que se não prostrasse e adorasse seria lançado dentro do forno de fogo ardente. Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia:; esses homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem a estátua de ouro, que levantaste, adoraram” Dn 3.10-12.

ERA ESPECIALIDADE DE SATANÁS - Segundo alguns estudiosos, teólogos e exegetas, Lúcifer era o comandante-em-chefe das atividades musicais no céu e como conhecedor desta forma universal de comunicação, tomemos todo o cuidado para não usarmos esta poderosa ferramenta para fins perniciosos ou para dar glória ao deus deste Século. “Já foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo te ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão” Is 14.11.

EFEITOS DA MÚSICA NA VIDA ESPIRITUAL - A música exerce efeitos na vida espiritual. Sua aplicação pode ser capaz de transformar uma situação. Existe uma grande variedade musical no universo e nenhuma é sem significado. Quando estamos felizes gostamos de cantar “Fico feliz em vir em Tua casa”. Quando abatidos cantamos “Por que te abates, oh! Minha alma”. Se estamos enlutados o hino 202 da Harpa Cristã “ - * CCB 397, 398, 399 e 400. Junto ao Trono de Deus preparado, há cristão um lugar para ti”. Ao passarmos no concurso cantamos com a Igreja“Mais grato a Ti”. Em culto de missões temos vários estilos: africanos, asiáticos, árabes, indígenas, etc. Na cerimônia fúnebre predomina a música suave.Como vimos, nós os crentes em Jesus, temos à nossa disposição uma canção específica para cada uma situação.
Há muito tempo, estudiosos vem estudando os efeitos da música na vida espiritual das pessoas. Recebi do meu gerente Júlio Henrique um e-mail - não me lembro a fonte nem autoria – que mostra os efeitos da música na formação dos cristais na água. Se as moléculas de água podem reagir de forma diferente em função da qualidade da música, o que dizer do nosso sensível espírito imaterial? Com certeza reagimos imediatamente em função da qualidade musical que ouvimos. Isto está claro na Bíblia e nos testemunhos. E é claro se damos atenção as músicas seculares com certeza isso irá refletir de forma gradual em nossas vidas, por que gradual? Pois a medida que paramos para ouvir e curtir músicas seculares, damos lugar para que a imundícia de Satanás tome espaço em nosso coração.

LIBERTAÇÃO
- Muitos testemunhos têm-se ouvido de servos de Deus que durante grande provação, ao invés de murmurar, preferiram cantar hinos de adoração ao SENHOR, obtendo a libertação.. “Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos” At 16.25,26.

AÇÃO DE GRAÇAS - A gratidão é importante na vida do cristão e o reconhecimento abre as portas para novas ações. Deus é Soberano e Onipotente, portanto não depende de nada de ninguém, mas podemos agradecê-Lo por todos os benefícios que nos tem feito através dos hinos que entoamos. Muitos crentes oferecem cultos a Deus por bênçãos recebidas e aproveitam para cantar. A Palavra diz “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” Cl 3.16.

ENCHE O CRENTE DO ESPÍRITO SANTO - “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais” Ef 5.18,19. Temos a idéia do que Paulo quis dizer: Podemos ficar cheios do Espírito quando louvamos ao SENHOR com cânticos espirituais. Deus habita entre os louvores. A presença de Deus é certa na vida de quem louva o Seu nome, “Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel” Sl 22.3.

AFASTA O MAU ESPÍRITO- Há um antigo ditado que diz: “Quem canta seus males espanta”. Está provado, por meio de evidências isto é uma realidade, se cantado um hino com unção. Desde os meus cinco anos de idade, venho observando endemoninhados serem libertos de maus espíritos antes mesmo de ser proferida a conhecida sentença: “sai em nome de Jesus”. Isto não é por acaso; Deus habita entre os louvores e não podem ocupar o mesmo espaço Deus e o diabo, logo um deles tem que bater em retirada, neste caso sai o mais fraco. Davi sabia disto e não usava o nome ou sangue de Jesus para expulsar o mau espírito que atormentava a Saul “E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele” 1 Sm 16.23.

CONCLUSÃO - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Creio que no Universo da música esta palavra de Paulo tem grande significado. A música pode fazer a diferença de entoada na hora certa; então não vamos ficar em silêncio quando pudermos expressar glorificação a Deus por meios dos agradáveis sons. E ainda, não vamos emprestar os nossos lábios e mentes para cantarmos músicas que não glorificam o nosso Deus. Deus seja Louvado. !
Autor: Ev. Enoque Rodrigues Nogueira/Fonte: Atosdois.com.br (* com algumas adaptações)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BATISMO E PASSEIO NA IEEA-JUAZEIRO-BA

DESLIGUE A RÁDIO PARA OUVIR O ÁUDIO DO VÍDEO

SER EVANGÉLICO OU SERVO DE DEUS, O QUE VOCÊ QUER SER?


ATOS 26: 1-23

O EVANGÉLICO
1 - É Religioso(Mt23:23)
RELIGIOSO= Que cumpre seus ritos com rigor e devoção
* O evangélico cumpre fielmente os rituais de sua religião, é fiel aos cultos(pelo menos o de Domingo), busca cumprir os mandamentos da Palavra, um exímio dizimista e ofertante, não mente, etc....
O SERVO DE DEUS
1- É Servo( I Pe 2:9)

É SERVO( I Pe 2:9)
Povo adquirido(passar a ter posse de, mediante compra, troca) Propried. Exclusiva de Deus
SERVO = Sujeito a um Senhor como propriedade dEle como escravo * O servo tem uma vida voltada diretamente ao serviço de Seu Senhor.

O EVANGÉLICO

2 É APENAS MAIS UM NA MULTIDÃO( I João 3:13)
Diferentemente deste versículo, o evangélico ele não é odia-
do pelo mundo, muito pelo contrário, ele é até bem recebido, logo, porque, geralmente ele fica neutro em momentos em que ele deve professar a sua fé; ri das piadas imorais, ou ainda, quando alguém vai contar uma piada imoral ele não é convidado para se retirar, pois provavelmente nunca demonstrou sua
reprovação a isso, faz silêncio quanto ao pecado quando sabe que al-
guém está cometendo...
O SERVO
2 FAZ A DIFERENÇA( Rm 12:2 / Tg 4:4)
Não devemos nos conformar e muito menos compactuar com as coisas
do mundo através do nosso silêncio, antes devemos anunciar a Verdade
quando vemos uma oportunidade, nos mantermos santos em meio aos ímpios,E sermos respeitados quando estão tratando de coisas indecentes

O EVANGÉLICO

3 É INDIFERENTE AO PRÓXIMO
Não evangeliza, não alerta quanto ao pecado, não ama o pe-
cador ao ponto de alertá-lo quanto a sua vida de pecado e/ou
de seus atos errados
O SERVO

3 SE IMPORTA COM O PRÓXIMO( II Tm 4:2)
Anuncia o evangelho, fala do amor de Deus, mostra saída em meio aos
conflitos da alma, fala que o pecado afasta o homem de Deus
O EVANGÉLICO
4 DESENVOLVE FUNÇÕES ECLESIÁSTICAS
Eclesiástico= relativo a igreja
Cumpre bem as suas tarefas por obrigação, aceita participar
de ministérios por que não sabe dizer um não, faz algo por que tem que fazer.

O SERVO
4 ENTENDE O SEU CHAMADO( I Reis 19:19-21)
Relativo ao Reino
Sabe que aquilo que faz no Reino de Deus(Sua obra), independente do ministério que exerce(Da recepção aos Juniores), contribui E MUITO, pa ra o crescimento do Mesmo, para atrair mais vidas para Cristo *Recpcionistas, devem vir a Igreja com sua melhor roupa, mostrando pa ra aqueles que nos visitam, que vestem o seu melhor para Adorar ao Rei em seu serviço, e também, porque quer estar bonito para receber melhor o visitante que é tão importante, a Recepção é o cartão de visita da igreja.
*Diáconos e obreiros, devem estar igualmente bem vestidos, sempre prontos para o serviço antes, durante e após o culto, sabendo que o bom das coisas na igreja, fará com que as coisas transcorram bem durante o culto e todos poderão ouvir bem a mensagem de Deus; * Tios do Ministério, cuidando bem das crianças e juniores, fazendo com que não haja fluxo de crianças correndo durante a Palavra e demais momentos do culto, também estão contribuindo para o bom andamento da obra, sem falar nas várias sementes que são plantadas em corações Sem contar nos eventos que envolve, ou pelo menos, deve envolver todos os irmão(ãs) jovens, casais, mulheres, homens, toda a nossa programação deve ser focada para o Reino de Deus
O EVANGÉLICO
5 SE IMPORTA SOMENTE COM SUAS COISAS( Lc 14:26-27)
Sempre coloca as suas necessidades em primeiro lugar, sem-
pre quer ser entendido quanto ao seu não comparecimento, comprometimento e envolvimento nas programações da igreja, Sempre sua desculpa tem que ser uma justificativa, e o pior, quando se trata de um casal, as vezes um dos cônjuges é uma pedra de tropeço na vida do outro, murmurando, reclamando quando o outro tem que estar na igreja, ou é chamado de última hora pra alguma coisa. ALERTA AOS CASADOS: Seja incentivadores, colaboradores e motivem o seu cônjuge no que se refere ao cumprimento de seus ministérios dentro da casa de Deus Lembrem-se que alguns aqui conheceram o seu amado, por causa do Senhor, e todos estão juntos por causa da mão pode- rosa de Deus, que os sustenta, que os fortalece, que os ajuda
a manter seus relacionamentos da melhor forma possível, e
como você tem retribuído a Deus, impedindo que seu(ua)
amado(a) não realize seus ministérios?

O SERVO
5 SE IMPORTA COM AS COISAS DE DEUS (Lc 14: 26-27)
Entende este versículo ao ponto que seu envolvimento com as coisas de Deus o leva a sacrificar os seus por causa da CAUSA DE CRISTO
O EVANGÉLICO
6 DIZ QUE AMA A DEUS( I Jo 3:18)
Diz que ama a Deus, canta que ama a Deus; fala que Ele está
acima de Tudo, mas as suas obras em relação as coisas de Deus, estão caminhando em direção contrária as suas Palavras
O SERVO
6 PROVA O SEU AMOR POR DEUS( I jo 4: 7-21)
Tudo o que Deus fez desde o princípio foi em prol do ser humano, Des-
de que o homem pecou no Éden, Deus tem procurado meios para que a humanidade se volte para Ele, enviando Moisés, os Profetas, Jesus, Seus Discípulos, Nós. Pois nós somos discípulos dEle, mas o que real- mente temos feito em relação ao nosso irmão(próximo)?, se você ana- lizar a vida dos Profetas, de Jesus, dos discípulos, e começar a perceber que eles abnegaram as suas vidas em prol do próximo, e que Deus nos chamou para isso também. Por que o que adianta, batermos no peito e sabermos que somos salvos, e não estamos nem aí com os demais, que também são especiais para Deus, pois assim como nós, são as primícias da Criação dEle!


CONCLUSÃO: Depois dessa explanação o que você é e o que você quer se tornar? e como você quer ser reconhecido por Deus e pelos os homens? Evangélico ou Servo?, pois assimc como Paulo era um religioso nato, e teve um encontro com Cristo, assim também somos nós, tivemos um encontro com Cristo e isso tem que nos tornar servos e não simplesmente passarmos de uma religião para outra.

Com amor,
Pra.Carla

terça-feira, 3 de novembro de 2009

UM TESTE PARA O CASAL


Como prometemos para as mulheres, Eis aqui um teste para o Casal.

Conhecer o mapa afetivo do cônjuge é um fator determinante para o ajustamento na vida conjugal. O amor, o respeito a compreensão crescem na medida que um buscar conhecer melhor o mapa afetivo do outro. Sugiro a você que reserve um tempo para que junto com o seu companheiro(a) façam o teste, são 60 perguntas. Esse tempo deve ser um momento de alegria, humor, descontração e aprendizagem e não de conflitos, muito cuidado... Vamos às perguntas. Um deve perguntar para o outro. O número no final de cada pergunta é quantos pontos vale cada resposta certa.
1. Diga o nome de dois dos meus amigos mais chegados. (2)
2. Qual é o meu grupo musical, compositor ou instrumento preferido? (2)
3. Como eu estava(a) quando estava vestido(a) quando nos encontramos pela primeira vez? (2)
4. Cite um dos meus hobbies. (3)
5. Em que cidade nasci? (1)
6. Qual é o texto bíblico que mais gosto? (2)
7. Qual é o personagem bíblico que mais admiro? (2)
8. Quais as tensões que estou vivendo nesse momento? (4)
9. Descreva em detalhes o que fiz hoje ou ontem? (4)
10. Quando é o meu aniversário? (1)
11. Qual é a data do nosso aniversário de casamento? (1)
12. Qual é o meu parente preferido? (2)
13. Qual é o sonho que mais desejo realizar? (5)
14. Qual é a minha flor preferida? (2)
15. Qual é a situação de pavor e desastre que mais temo? (3)
16. Em que hora do dia prefiro fazer amor? (3)
17. Em que assunto me sinto mais competente? (4)
18. O que me excita sexualmente? (3)
19. Qual é o meu prato preferido? (2)
20. Qual é o meu programa preferido no fim do dia? (2)
21. Qual é a minha cor favorita? (1)
22. Que aperfeiçoamento pessoal quero fazer na vida? (4)
23. Que tipo de presente gosto mais de receber? (2)
24. Qual foi a minha melhor experiência na infância? (4)
25. Quais foram as minhas melhores férias? (2)
26. De que forma prefiro ser acalmado(a)? (4)
27. Quem é a pessoa que me dá maior apoio (além de você)? (3)
28. Qual é o meu esporte preferido? (2)
29. O que gosto mais de fazer quando tenho tempo? (2)
30. Qual é a minha atividade preferida nos fins de semana? (2)
31. Para onde gosto de ir quando posso? (3)
32. Qual é o meu filme favorito? (2)
33. Quais são os próximos acontecimentos importantes em minha vida? Como me sinto em relação a eles? (4)
34. Quem foi o(a) melhor amigo(a) de infância? (4)
35. Qual é a minha revista preferida? (2)
36. Diga o nome de um(a) dos(as) meus maiores rivais ou "inimigos". (3)
37. Qual seria minha ocupação ideal? (4)
38. Qual é o meu maior medo? (4)
39. De quem menos me simpatizo em minha família? (3)
40. Qual é o meu feriado favorito? (2)
41. Quais são os tipos de livros que mais gosto de ler? (2)
42. Qual é o meu programa de TV preferido? (2)
43. Que lado da cama prefiro? (2)
44. O que mais me causa tristeza? (4)
45. Diga uma coisa que me interessa ou me preocupa. (4)
46. Quais são os problemas de saúde que me preocupam? (2)
47. Qual foi o momento mais constrangedor que vivi? (3)
48. Qual foi a minha pior experiência de infância? (4)
49. Mencione as duas pessoas que mais admiro. (4)
50. Diga o nome do meu(minha) maior rival ou inimigo(a). (3)
51. Dentre todos os nossos conhecidos(as), de quem eu gosto menos? (3)
52. Qual é minha sobremesa preferida? (2)
53. Qual é o meu número de previdência social? (2)
54. Diga o nome do meu romance preferido? (3)
55. Qual é o meu restaurante preferido? (2)
56. Cite duas de minhas ambições e esperanças. (4)
57. Quais são alguns dos alimentos que detesto? (2)
58. Qual é o meu animal favorito? (2)
59. Qual é meu hino preferido? (2)
60. Qual é o meu time? (2)
Se o resultado não foi o esperado, os dois podem a partir de hoje desenvolver meios para conhecer melhor o mapa afetivo um do outro. Com certeza esse exercício irá resultar em amadurecimento. Casar é conhecer e quanto mais nos conhecemos, melhor pode ser a relação conjugal. Que o Senhor Deus continue abençoando você e toda a sua família!

Fonte: Pr.Josué Gonçalves

domingo, 1 de novembro de 2009

A SANTIDADE NO MEIO DA JUVENTUDE

VEJA O VÍDEO DO SÁBADO JOVEM NA IEEA-JUAZEIRO-BA ACONTECEU ONTEM E FOI MARAVILHOSO!!! NÃO ESQUEÇA DE DESLIGAR A RÁDIO PARA VER O VÍDEO COM ÁUDIO! RADICAL É SER SANTO!!!

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27