quinta-feira, 19 de novembro de 2009

APRENDENDO A AMAR


I JOÃO 4:18-21

Hoje em dia muitos têm medo de falar quando o assunto é: ir para o céu e isso também acontecia na época de João, e esse temor inclui muitos cristãos. Por isso ele fala a partir do v.18 que o amor lança fora o medo, e um dos aspectos para vermos a Deus na glória é como nós nos portamos diante dos nossos irmãos(do nosso próximo) dizer que amamos a Deus quando não amamos o nosso próximo nos torna mentirosos. Meditemos nas palavra do Apóstolo João e aprendamos a amar!

I - O Medo atrapalha a manifestação do amor(v.18) Não devemos ter medo do futuro, se somos fiéis a Deus, devemos estar seguros em relação a isso, e lançar fora o medo de qualquer coisa, pois quando damos espaço para o amor de Deus operar através de nossas vidas, muitas outras vidas conhecerão e desejarão esse amor genuíno;

II - Uma grande razão para amar a Deus (v.19) Verdadeiramente Deus nos amou primeiro, desde a fundação do mundo Ele nos ama, e o que Deus mais quer é que tenhamos essa relação de amor para com Ele, e Ele provou o seu amor quando deu seu Único Filho para morrer por nós. A Salvação através de Jesus é a maior prova do amor de Deus para conosco. Desde o início Ele nos quer ao seu lado e depois de tantas tentativas de se aproximar das primícias de Sua criação(nós), Ele envia Seu Filho!

III - O amor a Deus implica amá-Lo e amar o seu irmão que está próximo de ti, para isso devemos ter em mente que:

1- Amar só a Deus não é suficiente(v.20)-
Como podemos dizer que amamos a Deus se aborrecemos o nosso irmão? Se não falamos com nosso irmão(ã), se desprezamos ou ignoramos o nosso irmão?
2 - Amar o seu irmão não é uma opção é um mandamento(v.21)-
Isso mesmo a Palavra é bem clara. Qual o segundo mandamento que Jesus nos ensinou? Não há o que questionar, temos que amar o nosso próximo(irmão). Deixemos as meninices de lado, amor é atitude! Tenha atitudes de amor com aqueles que te cerca.

3 - Ame demonstrando na prática -
Como podemos demonstrar o amor? Não é só dizer EU TE AMO na hora do culto quando o Pastor(a)mandar, é praticando: quando sabemos que há um irmão passando necessidades, doente, precisando de emprego, quando nos negamos a chegar junto de um(a) irmão(ã) nessas condições devemos rever nosso conceito de amor.
4 - Suporte com amor(Ef.4: 2c)
Temos que suportar o nosso irmão com seus defeitos e manias, lembrando que nós também temos nossos defeitos e manias.
5 - Espere com amor (I Co 13:4a)
O amor é paciente! quando amamos verdadeiramente esperamos até que haja a mudança no nosso próximo.
6 - Sofra com amor (ICo 13:7a)
O ser humano tem a tendência a amar esperando que o(a) outro(a) dê algo em troca, devemos amar incondicionalmente, mesmo que às vezes nosso amor não seja correspondido com ações e atitudes(a) do outro(a).
7 - Ajude com amor -
Não dê as costas pra quem está do teu lado, ajude no que for preciso: seja materialmente, seja uma oração, seja apenas parar um momento para ouvir.
8 - Viva com amor A melhor coisa na vida de qualquer pessoa é ela viver com amor, deixe de lado sentimentos e atitudes que te ferem e ferem o teu próximo, a Palavra diz " quando depender de vós tenha paz com todos os homens" Então depende de nós vivermos em paz com o nosso próximo.

IV - Você recebe o amor de Deus para passar esse amor aos perdidos.
Esse amor que Deus derramou sobre nós, também foi para os perdidos, quando um visitante entra na igreja e vê aquele ambiente de amor, ele é impactado e deseja viver isso também ,por isso preste atenção ao que te visita, isso não é só tarefa dos Pastores é de cada irmão.

Com amor,
Pr.Cleiton Leite

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CULTO 15/11/09

 
Posted by Picasa

CARACTERÍSTICAS DE PEDRO


O Apóstolo Pedro, sem dúvida, é um dos mais controvertidos personagens do Novo Testamento. Suas qualidades sempre são ofuscadas por suas trapalhadas e pulsílamidades(impulsos), que o tornam o discípulo mais sincero, mais previsível de todos. Porém percebemos na história desse homem de Deus, uma história de superação aliada à uma vida de completa dependência de Deus.
QUEM ERA PEDRO?
Pedro nome que significa pedregulho, pedra pequena;
Era de Betsaida, seu irmão era André, Ambos pescadores. Pedro era casado e morava com sua sogra em Cafarnaum

É PEDRO O FUNDAMENTO DA IGREJA? A Igreja católica com base em Mt 16:18, ensina que Pedro é a 'Pedra' sobre a qual a Igreja está edificada, Entretanto, podemos observar em todo NT que:

a) O próprio Pedro usa a palavra para se referir a Jesus(At4:11; 1Pe 2:4-8)
b) As parábolas de Jesus sobre os 2 construtores e os 2 alicerces ensinam que Jesus é a rocha(Mt 7:24-27)
c)O Apóstolo Paulo também ensina que Cristo é o fundamento do edifício de Deus (1Co 3:11) e pedra angular(Ef. 2:20-22)

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE PEDRO?
A) IMPULSIVO- suas reações eram pulsílames (Mc1:29;Mt 4:20; 14:28-29;17:1-13)
B) EGOÍSTA - Pedro demonstra seu egoísmo ao se preocupar consigo mesmo(Mt 16:18-22)
C) INTERESSEIRO - Sua preocupação era com sua satisfação pessoal (Mt 19:27)
D) SOBERBO - Para Pedro, tudo o que ele fazia era o "melhor" (Mt 26:33)
F) INCONSTANTE - O mesmo Pedro que diz " Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo", no mesmo capítulo chama Jesus a parte e repreende-o pelo Mestre estar falando sobre sua morte e ressurreição (Mt 16:22). Antes havia recebido um elogio (Mt 16:18), agora, uma repreensão (Mt 16:23)

DEPOIS DE SUA CONVERSÃO SEU CARÁTER MUDOU?

Claramente, podemos ver a mudança de um Simão inconstante, para um Pedro "pedra" maduro, diante das seguintes características em sua vida:

a) A CONSTÂNCIA DE PEDRO(At 3:1-7) - Pedro e João estavam indo juntos ao templo para oração, quando viram o coxo e disse: "olha para nós", não era o mais o Pedro soberbo e inconstante.
b) A CORAGEM (At 4:13; 5:26-33) - Não obstante à perseguição, manteve-se firme na propagação da mensagem do evangelho.
c) A SABEDORIA (At 4:19-20) Pedro teve sabedoria ao administrar suas emoções.
d) A ALEGRIA (At.5:41) mesmo depois de sofrer açoites ele se alegrou
e) HUMILDADE (At. 9:36-42(40); 10:25,26) Pedro mostra humildade ao pedir às pessoas saírem, pois outro preferiria fazê-lo em público para trazer a glória para si.
f) HOMEM DE ORAÇÃO(At 10) No monte da transfiguração Pedro não conseguiu orar "uma hora"(Lc9:32, mas agora orava pelos gentios.
g) O AMOR (At 10:21-29) Ao levar à mensagem aos gentios.
h) AMABILIDADE (At.11:4) Pedro reponde aos da circuncisão, com mansidão, na explicação de sua visita à casa de Cornélio.
i) HOMEM DE FÉ(At 12:6) Dormia porque estava tranquilo, confiante, entregue aos cuidados do Pai.
j) LÍDER- O Apóstolo Paulo relata em Gl 2:8 que Pedro era um líder eficiente nos primeiros dias da Igreja.
l) MATURIDADE - Talvez a maior prova da maturidade do Apóstolo Pedro tenha sido a mansidão que ele demonstrava quando Paulo o resiste"face-a-face" (Gl2:11). E mesmo no fim de sua vida, Pedro o chama de "amado irmão Paulo", reconhecendo sua sabedoria e colocando os escritos de Paulo em pé de igualdade aos do AT.

CONCLUSÃO: A vida do Apóstolo Pedro nos mostra o quanto , como cristãos, precisamos diariamente aperfeiçoar nosso caráter. Pedro com toda sua fragilidade e inconstância, a partir da experiência do Pentecostes, mostrou o que o Espírito Santo é capaz de fazer na vida de um homem quando o mesmo se coloca no centro da vontade de Deus. Portanto, nos entreguemos à Ele sem reservas e vejamos o quanto o Senhor será capaz de realizar através de nossas vidas.
O que Jesus via em Pedro? Ele via em Pedro alguém que tinha interesse em aprender, alguém que sempre estava próximo do Mestre, que fazia perguntas, que questionava. Foi Pedro que perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar seu irmão? Foi ele quem cobrou do Mestre:" E nós, que deixamos tudo e te seguimos, que receberemos?" Pedro perguntou, questionou , aprendeu e pôs em prática!

Dc.Bruno Cunha
IIEA-Juazeiro-BA

FOTOS DA REUNIÃO DE HOMENS

 
Posted by Picasa

QUATRO VIRTUDES QUE DEUS ESPERA ENCONTRAR EM UM HOMEM


TEXTO: JÓ 1: 6-8
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
8 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

HOJE EM DIA ESTÁ DIFICIL ENCONTRAR HOMENS COM VIRTUDES NOBRES QUE FAZEM A DIFERENÇA E É POR ISSO QUE A NOSSA SOCIEDADE ESTÁ EM DECADÊNCIA E NÃO SÓ ISSO.
DEUS TAMBÉM ESTÁ A PROCURA DE HOMENS COMO JÓ, HOMENS QUE TENHAM AS QUATRO QUALIDADES QUE O AGRADAM. VOCÊ SABE QUAIS SÃO ESSAS QUALIDADES? SERÁ QUE VOCÊ AS TEM? ISSO É O QUE IREMOS APRENDER NESSA HOJE.

I- INTEGRO ( QUER DIZER TAMBÉM: NÃO CORRRUPTO).
(SEGUNDO DICIONÁRIO AURÉLIO CORRUPTO QUER DIZER: DIZ-SE DE INDIVÍDUO QUE CORROMPE OU SE DEIXA CORROMPER OU SUBORNAR. )

* SE VOCÊ QUER SER INTREGO VOCÊ TERÁ QUE ENTENDER QUATRO COISAS:

1- NÃO VENDER A SUA FÉ. OU TROCA-LÁ PELOS PRAZERES DA CARNE.
2- NÃO PAGUE PELO QUE É MAIS FACIL, PORÉM É ERRADO.
3- NÃO CONCORDE COM A CORRUPÇÃO.
4- NÃO TENHA AMIZADES COM CORRUPTOS.

II- RETO (SEGUNDO DICIONÁRIO AURÉLIO RETO QUER DIZER: FIGURADAMENTE JUSTO, HONESTO.)

* SE VOCÊ FOR UM HOMEM RETO VOCÊ DEMONSTRARÁ ISSO DE QUATRO FORMAS:

1- VOCÊ AMARÁ A VERDADE.
2- VOCÊ HONRARÁ COM SUA PALAVRA AINDA QUE SOFRA DANO.
3- VOCÊ TERÁ UM BOM TESTEMUHO.
4- VOCÊ ACEITARÁ A JUSTIFICAÇÃO ESPIRITUAL.

III- TEMENTE A DEUS (SEGUNDO DICIONÁRIO BÍBLICO TEMENTE A DEUS QUER DIZER:RESPEITO QUE LEVA A OBEDIÊNCIA A DEUS.)

* SE VOCÊ TIVER O RESPEITO A DEUS VOCÊ DEMONSTRARÁ ISSO DE QUATRO FORMAS:

1- DANDO A ATENÇÃO DEVIDA A SUA PALAVRA.
2- DECLARANADO A SUA FÉ PELO SEU TESTEMUNHO.
3- RECONHECENDO QUE ELE É O CRIADOR E VOCÊ A CRIATURA.
4- ACEITANDO A VONTADE DE DEUS EM SUA VIDA.

IV- DESVIA-SE DO MAL(SEGUNDO DICIONÁRIO AFASTAR-SE DO MAL QUER DIZER: MUDAR A DIREÇÃO DE;AFASTAR-SE)

* SE VOCÊ QUER QUIZER AFASTAR-SE DO MAL VOCÊ PRECISARÁ FAZER QUATRO COISAS IMPORTANTES:1- BUSCAR CONHECER NA BIBLIA O QUE É O MAL.
2- DETERMINAR-SE A NÃO QUERER O MAL.
3- FUGIR DO MAL.
4- TER EM MENTE QUE O MAL TRAZ DESGRAÇAS PARA A VIDA.

CONCLUSÃO: ESSAS QUATRO VIRTUDES APRESENTADOS NESSE ESTUDO PODE MUDAR UMA SOCIEDADE E ATÉ O MUNDO, MAS ACIMA DE TUDO SÃO VIRTUDES QUE DEUS ESTÁ A PROCURA EM HOMENS.

Pr.Cleiton Leite

VÍDEO DO GRUPO DE DANÇA DUNAMIS

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27