quinta-feira, 19 de novembro de 2009

APRENDENDO A AMAR


I JOÃO 4:18-21

Hoje em dia muitos têm medo de falar quando o assunto é: ir para o céu e isso também acontecia na época de João, e esse temor inclui muitos cristãos. Por isso ele fala a partir do v.18 que o amor lança fora o medo, e um dos aspectos para vermos a Deus na glória é como nós nos portamos diante dos nossos irmãos(do nosso próximo) dizer que amamos a Deus quando não amamos o nosso próximo nos torna mentirosos. Meditemos nas palavra do Apóstolo João e aprendamos a amar!

I - O Medo atrapalha a manifestação do amor(v.18) Não devemos ter medo do futuro, se somos fiéis a Deus, devemos estar seguros em relação a isso, e lançar fora o medo de qualquer coisa, pois quando damos espaço para o amor de Deus operar através de nossas vidas, muitas outras vidas conhecerão e desejarão esse amor genuíno;

II - Uma grande razão para amar a Deus (v.19) Verdadeiramente Deus nos amou primeiro, desde a fundação do mundo Ele nos ama, e o que Deus mais quer é que tenhamos essa relação de amor para com Ele, e Ele provou o seu amor quando deu seu Único Filho para morrer por nós. A Salvação através de Jesus é a maior prova do amor de Deus para conosco. Desde o início Ele nos quer ao seu lado e depois de tantas tentativas de se aproximar das primícias de Sua criação(nós), Ele envia Seu Filho!

III - O amor a Deus implica amá-Lo e amar o seu irmão que está próximo de ti, para isso devemos ter em mente que:

1- Amar só a Deus não é suficiente(v.20)-
Como podemos dizer que amamos a Deus se aborrecemos o nosso irmão? Se não falamos com nosso irmão(ã), se desprezamos ou ignoramos o nosso irmão?
2 - Amar o seu irmão não é uma opção é um mandamento(v.21)-
Isso mesmo a Palavra é bem clara. Qual o segundo mandamento que Jesus nos ensinou? Não há o que questionar, temos que amar o nosso próximo(irmão). Deixemos as meninices de lado, amor é atitude! Tenha atitudes de amor com aqueles que te cerca.

3 - Ame demonstrando na prática -
Como podemos demonstrar o amor? Não é só dizer EU TE AMO na hora do culto quando o Pastor(a)mandar, é praticando: quando sabemos que há um irmão passando necessidades, doente, precisando de emprego, quando nos negamos a chegar junto de um(a) irmão(ã) nessas condições devemos rever nosso conceito de amor.
4 - Suporte com amor(Ef.4: 2c)
Temos que suportar o nosso irmão com seus defeitos e manias, lembrando que nós também temos nossos defeitos e manias.
5 - Espere com amor (I Co 13:4a)
O amor é paciente! quando amamos verdadeiramente esperamos até que haja a mudança no nosso próximo.
6 - Sofra com amor (ICo 13:7a)
O ser humano tem a tendência a amar esperando que o(a) outro(a) dê algo em troca, devemos amar incondicionalmente, mesmo que às vezes nosso amor não seja correspondido com ações e atitudes(a) do outro(a).
7 - Ajude com amor -
Não dê as costas pra quem está do teu lado, ajude no que for preciso: seja materialmente, seja uma oração, seja apenas parar um momento para ouvir.
8 - Viva com amor A melhor coisa na vida de qualquer pessoa é ela viver com amor, deixe de lado sentimentos e atitudes que te ferem e ferem o teu próximo, a Palavra diz " quando depender de vós tenha paz com todos os homens" Então depende de nós vivermos em paz com o nosso próximo.

IV - Você recebe o amor de Deus para passar esse amor aos perdidos.
Esse amor que Deus derramou sobre nós, também foi para os perdidos, quando um visitante entra na igreja e vê aquele ambiente de amor, ele é impactado e deseja viver isso também ,por isso preste atenção ao que te visita, isso não é só tarefa dos Pastores é de cada irmão.

Com amor,
Pr.Cleiton Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27