segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DE PEDRO


O Apóstolo Pedro, sem dúvida, é um dos mais controvertidos personagens do Novo Testamento. Suas qualidades sempre são ofuscadas por suas trapalhadas e pulsílamidades(impulsos), que o tornam o discípulo mais sincero, mais previsível de todos. Porém percebemos na história desse homem de Deus, uma história de superação aliada à uma vida de completa dependência de Deus.
QUEM ERA PEDRO?
Pedro nome que significa pedregulho, pedra pequena;
Era de Betsaida, seu irmão era André, Ambos pescadores. Pedro era casado e morava com sua sogra em Cafarnaum

É PEDRO O FUNDAMENTO DA IGREJA? A Igreja católica com base em Mt 16:18, ensina que Pedro é a 'Pedra' sobre a qual a Igreja está edificada, Entretanto, podemos observar em todo NT que:

a) O próprio Pedro usa a palavra para se referir a Jesus(At4:11; 1Pe 2:4-8)
b) As parábolas de Jesus sobre os 2 construtores e os 2 alicerces ensinam que Jesus é a rocha(Mt 7:24-27)
c)O Apóstolo Paulo também ensina que Cristo é o fundamento do edifício de Deus (1Co 3:11) e pedra angular(Ef. 2:20-22)

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE PEDRO?
A) IMPULSIVO- suas reações eram pulsílames (Mc1:29;Mt 4:20; 14:28-29;17:1-13)
B) EGOÍSTA - Pedro demonstra seu egoísmo ao se preocupar consigo mesmo(Mt 16:18-22)
C) INTERESSEIRO - Sua preocupação era com sua satisfação pessoal (Mt 19:27)
D) SOBERBO - Para Pedro, tudo o que ele fazia era o "melhor" (Mt 26:33)
F) INCONSTANTE - O mesmo Pedro que diz " Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo", no mesmo capítulo chama Jesus a parte e repreende-o pelo Mestre estar falando sobre sua morte e ressurreição (Mt 16:22). Antes havia recebido um elogio (Mt 16:18), agora, uma repreensão (Mt 16:23)

DEPOIS DE SUA CONVERSÃO SEU CARÁTER MUDOU?

Claramente, podemos ver a mudança de um Simão inconstante, para um Pedro "pedra" maduro, diante das seguintes características em sua vida:

a) A CONSTÂNCIA DE PEDRO(At 3:1-7) - Pedro e João estavam indo juntos ao templo para oração, quando viram o coxo e disse: "olha para nós", não era o mais o Pedro soberbo e inconstante.
b) A CORAGEM (At 4:13; 5:26-33) - Não obstante à perseguição, manteve-se firme na propagação da mensagem do evangelho.
c) A SABEDORIA (At 4:19-20) Pedro teve sabedoria ao administrar suas emoções.
d) A ALEGRIA (At.5:41) mesmo depois de sofrer açoites ele se alegrou
e) HUMILDADE (At. 9:36-42(40); 10:25,26) Pedro mostra humildade ao pedir às pessoas saírem, pois outro preferiria fazê-lo em público para trazer a glória para si.
f) HOMEM DE ORAÇÃO(At 10) No monte da transfiguração Pedro não conseguiu orar "uma hora"(Lc9:32, mas agora orava pelos gentios.
g) O AMOR (At 10:21-29) Ao levar à mensagem aos gentios.
h) AMABILIDADE (At.11:4) Pedro reponde aos da circuncisão, com mansidão, na explicação de sua visita à casa de Cornélio.
i) HOMEM DE FÉ(At 12:6) Dormia porque estava tranquilo, confiante, entregue aos cuidados do Pai.
j) LÍDER- O Apóstolo Paulo relata em Gl 2:8 que Pedro era um líder eficiente nos primeiros dias da Igreja.
l) MATURIDADE - Talvez a maior prova da maturidade do Apóstolo Pedro tenha sido a mansidão que ele demonstrava quando Paulo o resiste"face-a-face" (Gl2:11). E mesmo no fim de sua vida, Pedro o chama de "amado irmão Paulo", reconhecendo sua sabedoria e colocando os escritos de Paulo em pé de igualdade aos do AT.

CONCLUSÃO: A vida do Apóstolo Pedro nos mostra o quanto , como cristãos, precisamos diariamente aperfeiçoar nosso caráter. Pedro com toda sua fragilidade e inconstância, a partir da experiência do Pentecostes, mostrou o que o Espírito Santo é capaz de fazer na vida de um homem quando o mesmo se coloca no centro da vontade de Deus. Portanto, nos entreguemos à Ele sem reservas e vejamos o quanto o Senhor será capaz de realizar através de nossas vidas.
O que Jesus via em Pedro? Ele via em Pedro alguém que tinha interesse em aprender, alguém que sempre estava próximo do Mestre, que fazia perguntas, que questionava. Foi Pedro que perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar seu irmão? Foi ele quem cobrou do Mestre:" E nós, que deixamos tudo e te seguimos, que receberemos?" Pedro perguntou, questionou , aprendeu e pôs em prática!

Dc.Bruno Cunha
IIEA-Juazeiro-BA

Um comentário:

  1. Palavra Abençoada!
    Às vezes enfatizamos muito os defeitos de Pedro e não valorizamos suas virtudes, e na nossa vida não somos muito diferentes dele. Temos defeitos e virtudes.Saibamos então valorizar mais as virtudes e esqueçamos mais dos defeitos e isso serve também para com o nosso próximo.
    Glória a Deus por essa palavra!
    Pra.Carla

    ResponderExcluir

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27