segunda-feira, 1 de março de 2010

As três formas do amor de Deus


TEXTO: Mt 28: 19B

PAI: Aquele que tem 1 ou mais filhos,protetor, benfeitor.
• Deus PAI: Que cumpre o papel de pai( supre as carências paternas) : CUIDA, PROTEGE, AMPARA, SUPRI, ALIMENTA;

FILHO: Efeito de carinho
• Deus FILHO: também conhecido como o Noivo da igreja, que supre as carências afetivas. É apaixonado pela noiva, fez loucuras pela noiva(Morreu na Cruz), declara o seu amor diariamente pela noiva, CUIDA;

AMIGO: Que sente amizade por; favorável, propício, partidário
• Deus Espírito Santo: o amigo consolador, pronto pra nos ouvir a todo instante, fortalece, chora por nós(intercede por nós com gemidos inexprimíveis) nos levanta quando caímos,CUIDA.

O amor de Deus é multiforme, Ele sendo 3 em 1 tem em sua personalidade as 3 formas de amor que o ser humano necessita: o amor de um Pai(Mãe); o Amor de um Noivo(a)/Esposo; o amor de um Amigo. A nossa natureza tem a necessidade desses 3 tipos de amor.
O homem vive na busca do amor perfeito, aquele que vai suprir as suas carências e necessidades afetivas; precisa se sentir seguro, protegido, amparado características que encontramos em um pai; e não sabe viver sem amigo, uma pessoa que não tem um amigo verdadeiro e fiel, com o qual possa contar a qualquer momento, a tendência dessa pessoa é entrar em depressão, precisamos por pra fora o que sentimos e só fazemos isso com um amigo de confiança, caso isso não ocorre explodimos. Pensando nesses 3 tipos de amor foi que surgiu esta ministração.

DEUS PAI (João 1:11-12)
• PAI QUE ALIMENTA: Alimentou Israel quando estava no deserto, até quando eles reclamaram do Maná, Ele mandou codornizes;
• PAI QUE PROTEGE: Ele protegeu Daniel das garras dos leões;
• PAI QUE SUPRE: Ele supriu a Elias com pão, carne e água, quando havia fome na região;
• PAI QUE PERDOA, LEVANTA, CUIDA(Lc 15:11-24) Esta parábola ilustra o amor de Deus por aqueles que já firmaram um compromisso com Cristo,mas que por alguma razão deixou o Seu caminho, e hoje Deus te diz que te ama, que te perdoa, que quer te dar um novo anel, novas vestes e novas sandálias!

DEUS FILHO( IS 62:1-5) - NOIVO
Você já parou pra pensar por que Jesus se refere a Sua igreja como Noiva? Porque Ele ser refere assim? - Para que eu e você não perca a paixão por Ele. Quando estamos noivos estamos no auge da paixão, próximos do casamento queremos sempre estar perto, queremos sempre ouvir a voz do amado(a), fazemos tudo para estarmos juntos(alguns chegam a faltar aula, quando chegam cansados do trabalho, toma um banho rápido e corre pra casa do amor) pensamos nessa pessoa a cada minuto.
E Jesus sabendo disso faz essa comparação no amor dEle para conosco e vice-versa, pois é assim que devemos amá-Lo: com a intensidade da Paixão do início da nossa conversão. Muitos quando se convertem querem estar o tempo todo na casa do Senhor, as vezes sai direto do trabalho para o culto de oração, mas o tempo passa e isso vai diminuindo, mas Jesus quer que você mantenha a chama da paixão por Ele acesa!

• O NOIVO DECLARA O SEU AMOR – Você já viu um noivo ou noiva não declarar o seu amor ao outro? Jesus declara diariamente seu amor por nós;
• O NOIVO FAZ LOUCURA POR AMOR - Jesus morreu por nós;
• O NOIVO DÁ PRESENTES – O maior presente que Jesus nos proporciona, além daqueles que Ele nos dá aqui nessa terra, é a Salvação, tem presente melhor que esse?
• O NOIVO ABRE MÃO DO SEU BEM ESTAR PARA BUSCAR O INTERESSE DO OUTRO – Jesus abriu mão da Sua Glória por nos amar ardentemente;
• O NOIVO CUIDA – O noivo se preocupa quando o outro tá doente, triste e faz de tudo para que isso mude, assim é Jesus para conosco, quando estamos doentes, Ele nos dá a cura, quando estamos tristes Ele nos alegra;

OBESERVAÇÕES:

• Não perca sua paixão por Jesus;
• Queira estar sempre com Ele;
• Faça loucuras por Ele;
• Dê presentes a Ele(seus dons ao Seu serviço);
• Abra mão do seu bem – estar por Ele( às vezes é necessário sacrificar um descanso pelo propósito de cumprir o seu trabalho no Reino de Deus


DEUS ESPÍRITO SANTO(Amigo)

Características de um verdadeiro amigo:
1 – BOM OUVINTE – o Espírito Santo está sempre pronto para nos ouvir;
2 – BOM ADMOESTADOR – o Espírito Santo nos repreende quando necessário;
3 – BOM DEFENSOR – Quando estamos certos e corretos Ele defende a nossa causa;
4 – INCENTIVADOR – Acredita na gente, no nosso potencial;
5 – CUIDA – Tem sempre um ombro amigo, é o nosso consolador;
6 – AJUDADOR – Nos ajuda nas nossas fraquezas.

CONCLUSÃO:

Encontramos em Deus as características que buscamos em 3 pessoas diferentes, mas totalmente essenciais na vida do ser humano: a proteção e cuidado paterno; o carinho e cuidado do noivo/esposo; e o estar sempre pronto para ouvir e cuidado de um amigo.
Perceba que nesses 3 tipos de amor existe uma característica em comum: O CUIDADO, isso mesmo, pois quem ama(independente da forma) cuida!, quer ver o outro bem, não descansa enquanto o outro não estive bem.
E você está fazendo o que longe desse Deus, tão maravilhoso? Aproxime-se dEle, entregue-se a Ele, e seja suprido por Ele de toda carência que você tiver.
Pois quando nos sentimos desamparados pelo pai (terreno), rejeitados pelo noivo(marido) e esquecidos dos amigos, o Senhor nos supre, basta buscá-lo, basta recorrer a Ele, basta permitir ser amado por Ele que nos sentiremos protegidos, receberemos o seu carinho e seremos ouvidos e supridos por Ele!

Com muito amor,

Pra.Carla

Um comentário:

  1. Amada pastora que palavra linda! Fui muito edificada só em ler, imagine quem estava no culto! Fico muito feliz em ver Deus te usando dessa forma tão abençoadora. Um grande abraço!
    Amo vc!

    ResponderExcluir

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27