quinta-feira, 1 de julho de 2010

VOCÊ AMA DE VERDADE?


Mc 2:1-12

Analisando este texto podemos tirar muitas lições dele, e hoje aprenderemos o valor de uma amizade verdadeira. No texto não fica claro se os 4 eram conhecidos, parentes, irmãos, mas fica claro que eles se importavam com aquele paralítico.

• Um amigo verdadeiro não fica em casa enquanto o outro precisa dele (v.3)

Veja que estes 4 homens não ficaram inertes em casa, eles saíram do seu estado de conforto para ajudar o paralítico, deixaram o que estavam fazendo para ajudá-lo, aprendemos aqui que quando alguém é de fato importante para outro, não importa o que estamos fazendo, mas sempre arrumamos um tempo para ele.

• Um amigo verdadeiro não mede esforços(v.3)

Sabemos que uma pessoa paralítica é pesada, veja que foi necessário 4 homens pra carregá-lo, mas isso não foi problema, pois eles queriam vê-lo curado, e transportá-lo não foi um incomodo.

• Um amigo verdadeiro não se detem diante de obstáculos ou limitações.( v.4)

- 1º obstáculo: uma multidão
Tinha tanta gente na porta da casa, que eles não puderam passar;

- 2º obstáculo: subir no telhado com o paralítico( com certeza isso era muito pesado);
Eles não ficaram detidos diante da multidão, logo pensaram em outra forma de conduzir o seu amigo até Jesus, e essa forma era subindo no telhado;

-3º obstáculo: o telhado: Claro! tirar o telhado não seria tarefa fácil, e imagine, tendo que ainda se preocupar com seu amigo para não cair, esse ato realmente representava muita dificuldade, mas eles não se detiveram, antes foram até o fim para o bem do seu amigo;

4º obstáculo: descer o paralítico. Aí sim é que era pesado, e tudo deveria ser feito com muito cuidado para não machucá-lo, nem para ele cair.

• Um verdadeiro amigo sente-se realizado quando vê que a sua ajuda beneficiou o outro (v.5)

Quando de fato nos preocupamos com alguém, quando de fato alguém é importante para nós a sua feliciade e realização passa a fazer parte também da nossa meta de vida, ou seja, a Bílbia fala que o amor não busca os seus próprios interesses, então se de fato declaramos para alguém que o amamos, as nossas palavras devem ser seguidas de atitudes, senão elas não têm fundamento.

O que podemos aprender com estes 4 amigos:

• Que há amigos mais chegados que irmãos(Pv.18:24)


É comum ouvir relatos de familiares que não chegam junto nas necessidades de um parente, mas também é muito comum ver um amigo ajudar outro quando há uma necessidade.

• Devemos amar por obra e em verdade ( 1 João 3:18)

Esses amigos demonstraram seu amor através da obra praticada, às vezes temos 1000 amigos que declaram todos os dias que nos ama, e somente 1 que prova este amor,através de suas obras, .

• Que orar somente pelo outro não basta, às vezes devemos ter atitudes (I joão 3:16-17)
Veja a atitude destes homens, eles sabiam que Jesus estava na cidade deles(Cafarnaum), devido as condições físicas de seus amigos, eles poderiam ir ter falado com Jesus para que Ele desse apenas uma palavra, como fez o Centurião(também em Cafarnaum), mas não eles tomaram uma atitude de amor e levaram o paralítico.

Quantos e quantos chegam até nós dizendo: “ eu te amo” e na hora de provar com obras este amor, se recusa? Cristo deu a sua própria vida por nós, Ele não precisava, mas sabendo que só assim teríamos a Salvação Ele o fez, e este texto fala que devemos dar a vida por nossos irmãos, e se algum tiver passando algum aperto devemos chegar junto, e não fazermos vistas grossas.

Como você tem servido os teus amigos? Aqui vão alguns conselhos práticos:

• Não meça esforços para ajudar um amigo, com certeza tem algo que você pode fazer para o benefício do outro;
• Não faça vistas grossas mediante a situação difícil de seu amigo, se você não tem como ajudá-lo, procure alguém que possa fazê-lo;
• Não precisa dizer o tempo todo que você ama tal pessoa, as tuas ações falarão muito mais do que as tuas palavras;
• Leve teu amigo até Jesus, convide-o para o culto, ou vá até a casa dele pregar a palavra, se movimente!
• Se você tem orado para que Deus abençoe o teu amigo, amém, mas será que já não é hora de abençoa-lo?
• Se você tem a facilidade de conseguir um emprego para um amigo desempregado, faça a indicação dele, ou se você tiver o poder de contratá-lo, faça-o, não vire as costas pra quem está precisando!

Conclusão: sinta no seu coração a sensação de missão cumprida quando você ver seu amigo plenamente abençoado por Deus, pois algumas vezes Deus vai querer te usar para que a bênção dele chegue até seu tão querido amigo, esteja atento!

No amor de Cristo,
Pra.Carla
Ministração 30/06/10

Um comentário:

  1. Que palavra linda! É isso aí, Deus fala e agente tem que obedecer! Amar o irmão, orar por ele é essencial, mas chegar junto em todas as horas é necessário.Benção essa palavra. Um grande abraço mulher de Deus. Te amo!

    ResponderExcluir

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27