terça-feira, 8 de junho de 2010

NÃO TE AMO MAIS


Autor(a): PR. DANIEL ROCHA (Leia até o fim para entender)


Leu o poema acima de Clarice Lispector? Compreendeu sua mensagem? Agora, leia-o novamente começando da última linha e indo para cima. Viu como o sentido é inteiramente oposto? Viu que com as mesmas palavras é possível trazer uma mensagem com um novo significado?

Fiquei pensando que Deus, às vezes, permite que algumas coisas aconteçam em nossa vida, e ao fazermos uma leitura linear e direta dos acontecimentos, imaginamos erroneamente que Deus não nos ama ou se esqueceu de nós.

O problema é que só sabemos analisar a história de nossa vida como uma sucessão de acontecimentos, onde classificamos esses acontecimentos em "bons" ou "maus" através de uma visão bastante reducionista.

Um dos grandes motivos de preocupação e pesar em nosso coração é que somos incapazes de nos abstrair dos problemas e analisá-los como fez o profeta Habacuque:
"Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa" (Habacuque 2.1)

A ação do profeta foi justamente posicionar-se de uma forma diferente, foi retirar-se do problema para avaliar melhor, para aguardar a ação divina, e ser capaz de entender a resposta que Deus daria a seus problemas. Como somos imediatistas, olhamos tão somente o que acabou de acontecer e tiramos daí conclusões apressadas e "fatalistas" do tipo: "acabou-se tudo", "não há mais jeito", e resignadamente dizemos que "é a vontade de Deus que seja assim" (o engraçado é que basta um acontecimento negativo para que a tal "vontade divina" já seja decretada).

Se José do Egito "lesse" os acontecimentos de sua vida, como costumamos fazer, e adotasse a nossa visão "fatalista", certamente ele não teria sobrevivido ao desprezo de seus próprios irmãos, à prisão, e nem à uma existência de exilado numa terra estrangeira.

Mas José não lia os fatos de sua vida dessa forma linear que fazemos. Ele, sabedor que Deus está no controle e tem o mundo em Suas mãos, aprendeu a esperar no significado total e final dos fatos que lhe ocorreram. Ele não ficou preso a eventos parciais para daí tirar suas conclusões.

Mesmo sem compreender o porquê desses fatos, ele confiou sua vida nas mãos Daquele que nos ama incondicionalmente. José aprendeu a esperar no Senhor. Por isso, ele chamou ao seu segundo filho Efraim, que significa: "Deus me fez próspero na terra da minha aflição" (Gn 41.52).

Aleluia! Quantos de nós somos capazes de perceber isso - que é justamente nas aflições que Deus se mostra consolador, que é na fornalha que aprendemos a valorizar as pequenas coisas, e que somente os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão?

José, ao encontrar seus irmãos, necessitados de alimento, e ele, na corte do faraó, disse-lhes: "vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem..." (Gn 50.20).

É isso! Só Deus tem o poder de transformar o mal que nos ocorre, em bem. Não sabemos como, nem de que forma Ele o fará, mas o fará.

Na verdade, precisamos aprender a ler os fatos da nossa história através de uma perspectiva diferente. E nessa nova perspectiva sentiremos em nossas mente e coração o grande amor que Deus tem por nós.

Vamos, pois, aprender a ler com outros olhos a história que Deus está escrevendo em nossa vida. Nem sempre o que parece ruim é "ruim", nem tudo que é mal é de fato "mal". Faz parte de nossa maturidade espiritual saber ler da forma certa o que Deus está escrevendo em nossa existência. Foi assim com José do Egito, foi assim com Jó, foi assim com Paulo, e eu espero que seja assim com você.
_______________


Pastor da Igreja Metodista em Itaberaba, S.Paulo e Psicólogo E-Mail: dadaro@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27