segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O VALOR DE UM FILHO


“Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti..” Isaías 49.15



“Havia um rico plantador de soja no Goiás que se converteu, ele e sua esposa, ao Evangelho já velho e que tinha um filho adolescente que o acompanhava à Igreja. Aconteceu que, alguns anos depois, a sua esposa adoeceu repentinamente de um câncer e, subitamente, veio a falecer. Como acontece com muitos casais muito unidos, aquele homem ficou muito sentido pela morte da esposa, e também adoeceu. Sentido que não iria durar muito, chamou o seu filho, já com 23 anos de idade, e lhe disse: ‘Filho, seu pai está doente e não vai durar muito tempo, e eu sou um homem muito rico, mas a maior riqueza que eu e sua mãe temos e lhe demos foi Jesus. Filho, me prometa uma coisa antes que eu morra, que nunca vai deixar o Caminho de Cristo, que prefere morrer antes, do que deixar Jesus’. O filho então diz: ‘Prometo sim, pai’. Pouco tempo depois, o pai morre e deixa uma herança grande para o filho: fazendas, plantações e muitas outras propriedades. Depois de um tempo o jovem começa a se envolver com as coisas do mundo:bebida, mulher, drogas e como um passe de mágica acaba com toda a herança que seu pai deixou e então já muito maltratado lembra da fazenda do seu pai, que ele havia vendido para gastar com tais coisas, vai até a fazenda e pede ao novo dono pra entrar e recordar de seu pai e querida mãe, então andando por toda fazenda vai até um lugar, que o pai jamais permitiu que alguém entrasse, e curiosamente o novo dono da fazenda também nunca havia entrado lá e ao abrir a porta se depara com uma cadeira e uma corda em forma de forca amarrada ao teto desde cômodo, então lembra da promessa que fez ao pai, a qual ele não cumpriu e começa a chorar e sobe na cadeira, coloca a corda no pescoço e salta, e pra sua surpresa o teto desaba e com ele muitas jóias de sua mãe, que seu pai havia guardado pra ele e junto com as jóias havia uma carta escrita:‘Filho, eu sabia que você não iria permanecer no Caminho de Jesus, mas eu te amo e guardei todas as jóias que eram da sua mãe para este momento. Agora pegue estas jóias e recomece a sua vida e nunca mais deixe Jesus por nada!”

Esta história nos mostra o louco amor de um pai pelo seu filho, que não desistiu dele mesmo quando este se distanciou dos seus planos. Mas mesmo que um pai ou uma mãe viesse a não mais apoiar o seu filho, ou até mesmo uma mãe que amamenta, esquecesse de seu filho, Deus jamais se esquece de você. Ele abnegou o Seu Trono para se entregar por você (Filipenses 2.5-11)! Seus amigos podem te desprezar, a tua família pode até te deixar, mais o Senhor nunca irá te desamparar.

Você pode estar aqui hoje se sentindo abandonado, esquecido, achando que Deus está distante, sem responder as suas queixas feitas a Ele (Isaías 49.14), mas saiba, porém de uma coisa, você nunca saiu dos pensamentos de Deus. Ele diz: “Eu é que sei os pensamentos que tenho de ti, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29.11).

Por vezes vemos exemplos de pais que romperam limites pelos filhos. Casais que gastam rios de dinheiro pelo desejo de ter um filho, recorrendo a clínicas de fertilização artificial, para alcançar um sonho de um filho. Pais que vencem obstáculos físicos e materiais, como um pai que treinou e se preparou duramente pelo sonho de seu filho deficiente físico que ansiava participar de uma famosa corrida de atletismo, conduzindo-o na cadeira de rodas, ou uma mãe que se jogou num lago, mesmo sem saber nadar, para salvar o filho que estava se afogando. Isso tudo pelo valor de um filho.

Mas ainda que um pai ou uma mãe se esqueça de Seu Filho, Deus jamais se esquecerá de você.

1. Ele não se esquece de quem você é, de suas fraquezas e inseguranças. (Isaías 49.16a).
2. Ele não se esquece de lhe prover segurança e sustento (Isaías 49.16b).
3. Ele não se esquece de teu choro, nem de acreditar em você (Jeremias 31.16-17)

Diante de tudo isto, entendemos o quanto somos valorizados pelo Pai Eterno, que nos ama, nos ensina e nunca nos desampara. Como diz o Salmo 27.10, que mesmo que todos me desamparem, o Senhor me acolherá!

Com carinho,

Pr Enádio.

Um comentário:

  1. A paz! Creio que muitos corações foram quebrantados por essa palavra. Falar de filhos sempre emociona qualquer pai e ter a certeza que o amor de Deus para conosco é muito maior e mais completo é uma alegria inesplicável. Só em ler essa mensagem, fiquei emocionada, pois as vezes esquecemos que Deus não nos esquece nunca. Pr. Enádio, que o Senhor te use sempre. Amo vc e a Pra. Georgia. Parabéns I.E.E.A. Juá!

    ResponderExcluir

BOAS VINDAS

Para aqueles que amam se alimentar da Palavra de Deus;desejam ser edificados pelos Seus Feitos e que buscam o crescimento através do conhecimento.



A você: SEJA BEM VINDO!!!







PARA MEDITAR

"Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?" Jr 32:27